10 estratégias infalíveis para escrever melhor!

Veja uma dica bônus valiosa

Quando o assunto é escrever bem, a prática é indispensável, mas existem outras maneiras que favorecem esta tarefa. A habilidade na escrita é requisito necessário para alcançar sucesso acadêmico e profissional. Saber se comunicar por meio da linguagem escrita favorece o relacionamento com as pessoas e o desenvolvimento intelectual. Nesta matéria serão apresentadas as 10 melhores estratégias para escrever bem.

Quais as vantagens de escrever bem?

Quem escreve bem consegue se expressar de uma maneira clara, articular ideias e pensamentos e gerar maior credibilidade. Ao escrever de modo adequado cada situação, quem escreve consegue transmitir a mensagem desejada sem ruídos ou dúvidas. Agora que você já conhece a importância e a vantagem, vamos mostrar 10 maneiras de como escrever bem.

1. Leia frequentemente

O hábito de ler promove expansão do conhecimento, gerando vocabulário e raciocínio, elementos estes que contribuirão na hora de redigir um texto. Escrever é sem dúvidas um desafio, mas para muitas pessoas torna-se uma tarefa impossível simplesmente por falta de leitura.

2.Escreva sobre temas de seu interesse

Cultivar o costume de escrever diários e textos em geral promove a habilidade de formulação de pensamento e ideias de maneira coerente e sequencial. Mas não se esqueça de começar por assuntos de seu interesse, pois eles lhe darão maior entusiasmo na construção do hábito.

Você pode Gostar Também:

3. Pesquise sobre temas que ignora

Pesquisar sobre assuntos que desconhecem fará com seu cérebro crie novas conexões fazendo com que você aprenda e isso expande sua capacidade de raciocínio e integração entre diferentes conhecimentos.

4. Tire dúvidas

O conhecimento é infinito e novas coisas estão sempre surgindo, assim, é natural que não saibamos sobre determinadas regras gramaticais, e de outras ordens, assim o hábito de procurar sanar dúvidas fará com que você tenha mais segurança na hora de usar determinados termos e regras favorecendo a boa escrita.

Questões discursivas exigem uma boa prática de escrita nos estudos. Imagem: Reprodução
A importância da escrita. Imagem: Reprodução

5.  Peça para avaliarem seus escritos

Pedir para outra pessoa ler o que você escreveu é uma ótima dica para melhorar o sua escrita. Um professor ou colega podem encontrar palavras e frases inadequadas no seu texto, além de dar opiniões valiosas sobre a sua produção textual.

6.Ler o texto em alta voz

Uma prática que ajuda a identificar possíveis erros é a leitura em voz alta. Isso porque é mais simples notar palavras repetidas, erros de pontuação, elementos que podem ser melhorados ou, por exemplo, se uma frase está confusa.

7. Seja sucinto

Quando entendemos sobre um assunto profundamente, falar sobre ele se torna fácil, as ideias fluem e ganham sentido a medida que escrevemos, assim, ao escrever procure ser objetivo, utilizando palavras chaves que darão valor e significado ao texto.

8. Estude gramática

Para escrever bem, não basta saber apenas sobre o tema, é preciso que as ideias sejam expressas com base nas regras gramaticais. Conheça o uso de verbos; classes gramaticais, substantivos coletivos; sinônimos; sintaxe; entre outros. Pois, para que um texto seja reconhecido como bom, ele precisa obedecer à gramática.

9. Copie textos

Essa técnica vai te motivar a escrever e a formar um estilo próprio. Transcrever textos ilustres de obras e autores renomados ou que te chamam atenção favorece a memorização e o aprendizado, além de contribuir para a construção de um arquivo mental para futuras citações.

10. Faça resumos

A construção de resumos aumenta sua capacidade de síntese, ou seja, desenvolve a habilidade de expressar a mesma ideia de formas diferentes. Isso possibilita melhora no vocabulário e no raciocínio, o que são fundamentais na escrita.

Dica Bônus: Escreva à mão

A tecnologia revolucionou a escrita, e aqui não tratamos apenas da linguagem, mas da escrita a mão propriamente. A facilidade de produção de conteúdo por meio de computadores e celulares, fez com que deixemos de lado o uso da caneta esferográfica. No entanto, muitos estudam testificam a importância da escrita à mão para o desenvolvimento cerebral de crianças e adultos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.