11 dicas para trabalhar de forma adequada com telemarketing
Uma das profissões que mais empregam pessoas no Brasil é em telemarketing. Logo os trabalhadores de atendimento ao cliente devem conseguir fazer um trabalho de excelência. Mas como?
Uma das profissões que mais empregam pessoas no Brasil é em telemarketing. Serviços como call-center, SAC, e apoio técnico são categorias de alta empregabilidade, pois as pessoas usam esses serviços.
O telemarketing tem perdido um pouco de espaço para atendimento por fóruns, chat e WhatsApp. Mas ainda assim, são pessoas que fazem a operação desses serviços.
A personalização de atendimento ao cliente é essencial. Logo os trabalhadores de atendimento ao cliente devem conseguir fazer um trabalho de excelência. Mas como? Para tanto, veja 11 dicas.
1. Conheça o Produto ou Serviço com profundidade
Não basta ser empregado em um lugar e ler o “manual”. É preciso entender o que você está vendendo. Estude sobre o produto ou serviço que está vendendo. Isso inclui conhecer suas características, benefícios, preço, políticas de garantia, etc.
Além disso, mantenha-se atualizado sobre novas informações, promoções e atualizações de produtos.
2. Adote uma Comunicação Clara e Eficaz
Fale de maneira compreensível, em tom agradável e sem se exaltar. Fale de maneira clara e audível, garantindo que o cliente entenda cada palavra. Para tanto, vale fazer um acompanhamento com fonoaudiólogo.
Além disso, o que você fala traz um diferencial. A maioria dos SAC tem um manual. Mesmo assim, treina para evitar termos técnicos ou jargões que o cliente possa não entender.
3. Pratique Escuta Ativa
Escuta ativa significa ouvir com interesse e empatia. Preste atenção ao que o cliente está dizendo sem interromper. Isso mostra respeito e permite entender melhor suas demandas.
Além disso, repita as preocupações do cliente para mostrar que você está atento.
4. Use Habilidades de Persuasão
Conhecer técnicas de vendas e persuasão, como destaque de benefícios específicos pode fazer com que a pessoa se sinta valorizada, e tentada a acatar o serviço.
Então, seja confiante e entusiasmado, sem ser insistente. Isso influencia a decisão do cliente.
5. Gerencie seu Tempo
Seja eficiente nas chamadas, respeitando o tempo do cliente. Para isso, tenha um roteiro de atendimento, mas esteja pronto imprevistos.
6. Busque a Resolução de Problemas
Ao fazer ou receber uma ligação de SAC, procure direcionar o contato para resolver problemas de forma rápida e eficaz.
O cliente, provavelmente, estará ansioso ou nervoso. Logo, mantenha a calma e a compostura, e incentive o cliente a se acalmar também.
7. Mantenha a Organização
Mantenha registros detalhados das ligações e adote um sistema de CRM (Customer Relationship Management) para otimizar informações e acompanhar follow-ups.
8. Busque por Feedbacks e Melhoria Contínua
Peça feedbacks aos supervisores e colegas sobre seu trabalho, e busque sempre novas maneiras de realizar ele.
9. Seja Empático
Entender e reconhecer os sentimentos e necessidades do cliente faz toda a diferença no atendimento.
10.Seja Profissional
Mantenha a compostura profissional em todas as ligações, ou seja, faça o que é preciso fazer nas chamadas, sem desviar o assunto, ou perguntar dados irrelevantes.
11.Gerencie seu Stress
Desenvolva técnicas para lidar com stress, faça exercícios fonoaudiólogos, faça pausas regulares e práticas de relaxamento.