11 dicas para trabalhar de forma adequada com telemarketing

Uma das profissões que mais empregam pessoas no Brasil é em telemarketing. Logo os trabalhadores de atendimento ao cliente devem conseguir fazer um trabalho de excelência. Mas como?

 

Uma das profissões que mais empregam pessoas no Brasil é em telemarketing. Serviços como call-center, SAC, e apoio técnico são categorias de alta empregabilidade, pois as pessoas usam esses serviços.

O telemarketing tem perdido um pouco de espaço para atendimento por fóruns, chat e WhatsApp. Mas ainda assim, são pessoas que fazem a operação desses serviços.

A personalização de atendimento ao cliente é essencial. Logo os trabalhadores de atendimento ao cliente devem conseguir fazer um trabalho de excelência. Mas como? Para tanto, veja 11 dicas.

 

1.     Conheça o Produto ou Serviço com profundidade

Não basta ser empregado em um lugar e ler o “manual”. É preciso entender o que você está vendendo. Estude sobre o produto ou serviço que está vendendo. Isso inclui conhecer suas características, benefícios, preço, políticas de garantia, etc.

Além disso, mantenha-se atualizado sobre novas informações, promoções e atualizações de produtos.

 

2.     Adote uma Comunicação Clara e Eficaz

Fale de maneira compreensível, em tom agradável e sem se exaltar. Fale de maneira clara e audível, garantindo que o cliente entenda cada palavra. Para tanto, vale fazer um acompanhamento com fonoaudiólogo.

Além disso, o que você fala traz um diferencial. A maioria dos SAC tem um manual. Mesmo assim, treina para evitar termos técnicos ou jargões que o cliente possa não entender.

 

3.     Pratique Escuta Ativa

Escuta ativa significa ouvir com interesse e empatia. Preste atenção ao que o cliente está dizendo sem interromper. Isso mostra respeito e permite entender melhor suas demandas.

Além disso, repita as preocupações do cliente para mostrar que você está atento.

 

4.     Use Habilidades de Persuasão

Conhecer técnicas de vendas e persuasão, como destaque de benefícios específicos pode fazer com que a pessoa se sinta valorizada, e tentada a acatar o serviço.

Então, seja confiante e entusiasmado, sem ser insistente. Isso influencia a decisão do cliente.

 

5.     Gerencie seu Tempo

Seja eficiente nas chamadas, respeitando o tempo do cliente. Para isso, tenha um roteiro de atendimento, mas esteja pronto imprevistos.

 

6.     Busque a Resolução de Problemas

Ao fazer ou receber uma ligação de SAC, procure direcionar o contato para resolver problemas de forma rápida e eficaz.

O cliente, provavelmente, estará ansioso ou nervoso. Logo, mantenha a calma e a compostura, e incentive o cliente a se acalmar também.

 

 

7.     Mantenha a Organização

Mantenha registros detalhados das ligações e adote um sistema de CRM (Customer Relationship Management) para otimizar informações e acompanhar follow-ups.

 

8.     Busque por Feedbacks e Melhoria Contínua

Peça feedbacks aos supervisores e colegas sobre seu trabalho, e busque sempre novas maneiras de realizar ele.

9.     Seja Empático

 

Entender e reconhecer os sentimentos e necessidades do cliente faz toda a diferença no atendimento.

 

10.Seja Profissional

Mantenha a compostura profissional em todas as ligações, ou seja, faça o que é preciso fazer nas chamadas, sem desviar o assunto, ou perguntar dados irrelevantes.

 

11.Gerencie seu Stress

Desenvolva técnicas para lidar com stress, faça exercícios fonoaudiólogos, faça pausas regulares e práticas de relaxamento.

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