Faça isso para o seu 13º salário durar por muito mais tempo
Dezembro e janeiro são dois períodos marcados por gastos. Presentes de Natal, férias, impostos, matrículas e mais uma longa lista de coisas nos fazem gastar mais do que nos outros meses do ano, mas ainda bem que temos o 13º salário para ajudar nessa, né?
Errado! Para muita gente este “extra” não dura muito tempo e acaba indo por água abaixo já na primeira parcela, feita no final de novembro.
Acredite se quiser, mas há formas de fazer esse dinheiro durar por muito tempo, aproveitando-o de fato!
Faça isso para o seu 13º salário durar por muito mais tempo:
Primeiramente é preciso entender que o que vamos trazer aqui são dicas de como conciliar esse dinheiro (tentador) com as despesas, além da possibilidade de sair do vermelho.
Pague as dívidas e organize seus gastos
Segundo analistas de finanças, destinar o seu 13º para pagar dívidas é a melhor forma de aprová-lo!
Priorize isso em sua vida antes de pensar em qualquer outra forma de gastar esse extra! Não há nada melhor do que começar o ano com o pé direito, sem contas.
Além disso, aproveite para organizar os seus gastos. Separe as despesas em diferentes classificações: fixas, extras, não urgentes e imprevistos, assim fica fácil ver para onde destinar o seu “extra”.
Guarde-o para o início do ano
Como dito, janeiro é cheio de gastos. Temos IPTU, IPVA, matrícula das crianças, material escolar, viagens de férias e outros boletos para pagar.
Sendo assim, é uma boa estratégia guardar o 13º para esses gastos.
Compre somente o necessário
Sabemos que é tentador querer gastar muito esse salário a mais no final do ano, mas cuidado!
Faça compras muito específicas, especiais e necessárias. Por exemplo, se organize para comprar aquele sofá novo com esse dinheiro.
Não deixe para comprar coisas supérfluas.
Faça uma reserva ou invista
Por fim, essa é a forma mais eficaz de aproveitar mais o seu 13º salário! Faça uma poupança ou investimento com essa grana extra.
Se anualmente você conseguir manter essa segurança financeira, lá na frente tudo estará bem mais estabilizado.