13º salário do INSS: como descobrir o número do meu benefício?

Passo a passo para identificar seu número e não perder a data do pagamento

Se você está aguardando o pagamento do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), saiba que essa expectativa é compartilhada por milhões de brasileiros que recebem benefícios previdenciários todos os meses. Esse valor extra faz diferença no orçamento, seja para colocar as contas em dia, seja para garantir um alívio nas despesas do dia a dia. Mas, para saber exatamente quando o dinheiro estará disponível, é importante entender como funciona o calendário de pagamentos, não é mesmo? E um passo importante nesse processo é descobrir o número do seu benefício — é com ele que você conseguirá identificar corretamente a sua data de pagamento no cronograma divulgado pelo INSS. Você sabe como identificar?

O que é o 13º salário do INSS?

O 13º salário do INSS é aquele pagamento extra que chega e faz toda a diferença na vida de quem recebe aposentadoria, pensão ou algum tipo de auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social. Ele funciona como um reforço no orçamento e ajuda muita gente a respirar mais aliviada no fim do mês. Com esse dinheiro, é possível pagar contas acumuladas, comprar medicamentos, investir em itens de necessidade ou até mesmo realizar pequenos sonhos — como fazer uma viagem, ajudar a família ou dar um presente especial para alguém querido. É um valor aguardado com expectativa e que traz um impacto positivo direto no dia a dia de milhões de brasileiros.

Como funciona o pagamento do 13º salário?

Caro leitor, o pagamento do 13º salário do INSS é realizado em duas parcelas. A primeira parte, tradicionalmente, é geralmente liberada entre abril e maio, enquanto a segunda ocorre entre novembro e dezembro. O calendário de pagamento é organizado de acordo com o número final do cartão de benefício, o que facilita a organização e o planejamento financeiro dos beneficiários.

Quais as datas de pagamento para 2025?

Contudo, esse ano tem novidades: de acordo com o calendário divulgado pelo Ministério da Previdência Social, a primeira parcela será depositada entre 24 de abril e 8 de maio. O primeiro grupo a ser beneficiado é composto pelos segurados que recebem até um salário mínimo (R$ 1.518).

Já o segundo grupo, formado pelos beneficiários que ganham mais do que o salário mínimo, terá o pagamento realizado entre 2 e 8 de maio. O INSS também definiu que a segunda parcela do adiantamento será creditada entre 26 de maio e 6 de junho.

Como descobrir o número do meu benefício?

Pra saber o dia certinho em que você vai receber o 13º salário do INSS, é importante prestar atenção no número final do seu cartão de benefício — mas com um detalhe: desconsidere o dígito que vem depois do traço. Por exemplo, se o seu cartão tem o número 094.916.993-9, o que vale mesmo é o 3, que é o penúltimo número. É esse dígito que determina sua data no calendário. Segundo a tabela de pagamentos do 13º adiantado para 2025, quem tem final 3 vai receber a primeira parcela no dia 28 de abril.

Calendário de pagamento da primeira parcela do 13º salário do INSS (para benefícios até 1 salário mínimo)

Caro leitor, já sabe quando receberá? Confira as datas de acordo com o número final do seu benefício:

  • Número final 1: 24/04

  • Número final 2: 25/04

  • Número final 3: 28/04

  • Número final 4: 29/04

  • Número final 5: 30/04

  • Número final 6: 02/05

  • Número final 7: 05/05

  • Número final 8: 06/05

  • Número final 9: 07/05

  • Número final 0: 08/05

Essas são as datas da primeira parcela do 13º salário do INSS para quem recebe até 1 salário mínimo. Agora que você já sabe, pode se organizar melhor!

Calendário de pagamento da primeira parcela do 13º salário do INSS (para benefícios acima de 1 salário mínimo)

Se o seu benefício é superior a 1 salário mínimo, o pagamento será feito conforme o número final do seu benefício, nas seguintes datas:

  • Número final 1 e 6: 02/05

  • Número final 2 e 7: 05/05

  • Número final 3 e 8: 06/05

  • Número final 4 e 9: 07/05

  • Número final 5 e 0: 08/05

Aplicativo Meu INSS aberto na tela do celular com notas de real ao fundo
Beneficiários podem consultar o 13º salário do INSS pelo aplicativo Meu INSS. Imagem: Portal Gov. Br

O que fazer em caso de dúvidas?

É comum que surjam dúvidas sobre o 13º salário do INSS. Caso isso aconteça, existem algumas opções para buscar esclarecimentos.

  • Para começar, acesse o site ou o aplicativo “Meu INSS“. É bem simples, não se preocupe!
  • Faça o login com o seu CPF e senha.
  • No menu, procure pela opção “Extrato de Contribuição” e clique nela.
  • Em seguida, clique em “Baixar PDF” para obter o documento oficial do INSS.

PELO TELEFONE – Se você não tem acesso à internet, não se preocupe. Basta ligar para a Central 135. Informe seu CPF e confirme algumas informações para garantir que tudo esteja seguro. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Tudo para facilitar o seu acesso!

FAKE NEWS – Fique atento: o INSS já esclareceu que não há previsão para o pagamento de um “14º salário” no final deste ano. Se você viu essa informação circulando por aí, desconsidere. É falso! Para evitar surpresas, sempre verifique as informações em fontes oficiais, como os canais do Governo Federal.

Agora que você já conhece todas as informações sobre o 13º salário do INSS, incluindo as datas de pagamento e como identificar o número do seu benefício, é hora de ficar atento aos prazos e se organizar financeiramente. Lembre-se de que o calendário de pagamento é organizado conforme o número final do seu benefício, e você pode facilmente consultar o extrato pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone da Central 135. Caso surjam dúvidas, sempre busque informações diretamente nas fontes oficiais para evitar cair em boatos. Com essas dicas, você está preparado para aproveitar esse benefício e garantir que o valor extra chegue no momento certo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.