ESTAS são as 15 NOVAS PALAVRAS incluídas na LÍNGUA PORTUGUESA
Academia Brasileira de Letras atualiza frequentemente o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa
Ao longo do tempo, novas palavras surgem, se popularizam e acabam integrando o nosso vocabulário, por exemplo, nomofobia (nome que se dá para o vício em mexer nos celulares). Há diversas outras que vão surgindo conforme as alterações pelos quais a sociedade brasileira passa.
Além do mais, a Academia Brasileira de Letras atualiza frequentemente o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Dessa forma, é possível oficializar as novas palavras que surgem e vão agregando nossa língua.
As 15 novas palavras incluídas na língua portuguesa
Abaixo, estão as 15 novas palavras inclusas na língua portuguesa. Elas agora participam da nossa cultura e comunicação, portanto, é preciso ficar atento na hora de aplicá-las:
- Apneísta – É quem pratica esportes de mergulho livre desequipado de aparelhos para a respiração.
- Astroturismo – É a atividade turística envolvendo a observação noturna do céu, comumente que têm poluição luminosa diminuída.
- Biopsiar – É a realização de uma biópsia, ou seja, de um procedimento médico utilizado para a obtenção de células ou tecidos para análise.
- Ciberataque – É o ataque feito através da internet ou das redes digitais, com a intenção de roubar dados, danificar os sistemas ou causar problemas de diversas ordens.
- Crossfit – Modalidade de treino físico combinando elementos próprios de vários exercícios, como cárdio, aeróbico, entre outros.
- Decolonialidade – É a abordagem política e teórica que questiona e tenta desconstruir as estruturas da dominação.
- Delay – Intervalo ou atraso no tempo entre os estímulos e as respostas correspondentes.
- Docussérie – Gênero da produção audiovisual combinando elementos de séries e documentários, comumente explorando temas da realidade.
- Gentrificação – Processo em que há revitalização urbana resultante diversas vezes da expulsão dos residentes de determinadas áreas que são classificados como baixa renda por conta do aumento dos valores imobiliários.
- Gerontofobia – Aversão, medo ou mesmo discriminação com os idosos.
- Homoparental – É o que tem relação com a parentalidade homoafetiva, que se refere aos casais do mesmo gênero que têm filhos.
- Infodemia – Propagação de informações de forma descontrolada, por vezes enganosas ou parcialmente falsas, principalmente online.
- Laudar – Louvar ou elogiar algo, ou alguém.
- Mocumentário – Gênero da produção de audiovisual que faz a simulação de documentários com elementos humorísticos ou fictícios.
- Telemedicina – Prestação dos serviços médicos através de dispositivos eletrônicos, à distância.
Quando novas palavras são incluídas na língua portuguesa?
A inclusão das novas palavras na nossa língua ocorre por vários motivos, em momentos diferentes, sendo alguns deles:
Influências externas
O Português é influenciado por outras culturas e línguas. Dessa forma, as palavras com origem estrangeira, principalmente de línguas como espanhol, inglês, italiano, entre outras, são incorporadas ou adaptadas à língua portuguesa de acordo com o necessário.
Evolução da nossa sociedade
Conforme a sociedade vai evoluindo e as novas tecnologias, práticas, conceitos e demais fenômenos surgem, novas palavras surgem também para descrevê-los. Como exemplo, ao avançar da tecnologia, novas palavras como “e-mail”, “smartphone” e “internet” foram incorporadas no nosso vocabulário.
Mudanças culturais e sociais
Novas gírias, expressões e outros termos surgem em resposta às mudanças culturais, sociais ou mesmo políticas. Ademais, palavras relacionadas às questões da identidade de gênero, da diversidade, movimentos sociais e inclusão são incorporadas no vocabulário.
Pesquisas linguísticas
Acadêmicos e linguistas estudam a língua portuguesa constantemente, observando o uso em contextos diferentes. Assim, são identificadas novas palavras, usos ou significados que são formalmente reconhecidos, bem como incluídos nos vocabulários e dicionários.