22 ou 36: qual o resultado da equação 7 + 5 x 3?
Para resolver de forma correta essa equação, é preciso lembrar das regras de matemática básica?

A expressão “a ordem dos fatores não altera o produto” é válida apenas para a multiplicação e a adição, operações que seguem a propriedade comutativa. Isso quer dizer que, seja 5 x 3 ou 3 x 5, o resultado será sempre o mesmo, ou seja, 15, sem variação. Da mesma forma, na adição, 8 + 2 dá 10, assim como 2 + 8 também resulta em 10, sem mudança no valor final. Entretanto, essa regra não se aplica à subtração e à divisão, pois são operações em que a ordem dos números influencia o resultado, podendo causar diferenças significativas quando alterada.
Por isso, ao nos depararmos com equações que envolvem diferentes operações, como no caso de 7 + 5 x 3, a ordem em que fazemos os cálculos altera o resultado final. E para evitar erros, a matemática tem regras claras sobre qual operação deve ser feita primeiro.
Em matemática, existe uma regra fundamental para a resolução de equações com mais de uma operação, chamada ordem das operações. Essa ordem segue uma hierarquia que deve ser respeitada para garantir que o resultado seja sempre correto. A sequência é a seguinte:
Esse conjunto de regras é frequentemente resumido pela sigla PEMDAS, que ajuda a lembrar a sequência correta das operações: Parênteses, Expoentes, Multiplicação, Divisão, Adição e Subtração. A sigla é um acrônimo útil para estudantes e profissionais da área, facilitando a memorização da ordem hierárquica das operações. Assim, quando confrontados com uma equação complexa, lembrar do PEMDAS garante que você siga a sequência adequada, evitando erros e chegando ao resultado correto de forma eficiente e organizada.
Agora que entendemos a ordem correta das operações, vamos aplicar essa lógica à equação 7 + 5 x 3.
O resultado correto da equação é, portanto, 22.
Se começássemos a resolver a equação pela adição, como muitas pessoas podem fazer intuitivamente, teríamos o seguinte:
Esse resultado, embora seja matematicamente correto se seguíssemos essa ordem, está errado porque não respeita a hierarquia das operações. Como vimos, a multiplicação deve ser realizada antes da adição.
Vamos ver mais alguns exemplos para ilustrar como aplicar corretamente a ordem das operações:
Graduada em Serviço Social pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar), Gorete Costa é especialista em comunicação, atuando como radialista em programas jornalísticos e de entretenimento, além de produção e revisão de textos informativos para sites e blogs.