3 áreas para trabalhar com informática na escola
ma das áreas de trabalho com mais campo de atuação, no futuro, será a de Tecnologias da Informação. Quase todos os nossos processos e instituições serão altamente automatizados.
Assim, é de enorme importância que as novas gerações tenham preparo técnico e operacional para atuarem nesses meios. Alguém que atue ou conviva com os jovens podem pensar que eles “já têm”, isso é, que o domínio de meios digitais seja algo “inato” a eles.
Afinal, até mesmos bebês já entendem a lógica de aparelhos touch screen, enquanto que os casos de avós sendo ajudados por netos, no uso de redes sociais são bem conhecidos.
Trata-se de um ledo engano, entretanto. Tal afirmação seria o mesmo que dizer que “todos são jogadores de futebol natos, afinal, a essência do jogo é chutar uma bola”.
Da mesma maneira que os esportes precisam ser apreendidos e praticados, com os meios digitais é a mesma coisa. E a quem cabe ensinar o uso de tecnologia? Sim, a escola.
Porém, como fazer com que aulas de informática sejam mais do que apenas ensinar o óbvio uso de word e “como criar um e-mail”? Veja nosso artigo.
1. Segurança Digital
Um dos principais tópicos a serem ensinados, quando pensamos em tecnologias da informação e comunicação é segurança digital.
As pessoas, de modo geral, não sabem fazer uso seguro da internet e redes sociais e aqui não estamos nem falando de cartões de crédito em sites suspeitos. A forma como as pessoas interagem nas redes e a forma como elas expõem suas vidas é parte principal do problema.
Uma parte que não é abordada na maioria das aulas de informática. Essa é, sem dúvida, uma das primeiras habilidades a ser lecionada em aulas de educação digital.
2. Ética
Não adianta nada ensinar o uso correto de máquinas, se não existir um ensino da ética no uso delas. Trata-se de uma matéria transdisciplinar: como agir nas redes sociais, para elas não se tornarem um “varal de ódio”, por exemplo.
Situações como “cancelamentos” têm seu lado cruel, ainda mais quando ele é voltado contra um grupo ou indivíduo que está sofrendo ele, apenas, por discordar de uma visão política ou social.
A internet propicia essas situações, ao possibilitar o apagamento da identidade de seus usuários, e a sensação de impunidade. Os vídeos e lives, por sua vez, possibilitam a difusão de ideias das mais diversas.
3. Metodologias ativas de pesquisa
Por fim, é preciso que aconteça um ensino focado na maneira como a internet e as redes sociais são usadas, na busca por conhecimentos.
Muitos alunos simplesmente digitam suas perguntas no Google ou ChatGPT e se contentam com os primeiros resultados que aparecem.
A educação digital em metodologias ativas passa por ensinar como pesquisar algo na internet e, mais importante como identificar resultados e fontes de pesquisa, válidos.
Se as tendências de educação passam pela autonomia dos estudantes, então os alunos precisam saber onde buscar seu conhecimento, como interpretar os resultados obtidos.