3 dicas de ouro para falar bem em público
Enquanto que falar em público, para algumas pessoas, é algo natural, para algumas é uma tarefa árdua. Seja pro timidez, por insegurança, ou por medo de ser julgado, a pessoa precisa conversar, dar uma palestra, atender um cliente e… Simplesmente trava!
É evidente que ninguém precisa ser um super-palestrante do TED Talks. Mas conseguir conversar um mínimo, com clareza, objetividade e segurança é essencial. Que consegue manter uma boa conversa estabelece e fortalece vínculos profissionais e pessoais e se destaca em um ambiente de trabalho.
Assim, como desenvolver a fala em público? Quais são as principais dicas? Na internet e livrarias, você verá vários guias e manuais. Aqui, porém, colocamos as 3 habilidades principais, daquele que quer se comunicar melhor.
Lembrando que elas, como toda a habilidade profissional e pessoal, podem ser desenvolvida em cursos.
1. Estabeleça contato visual com três pessoas do seu público
A primeira dica para quem quer se comunicar melhor é estabelecer contato visual com o público. Se a sua audiência for de mais de dez pessoas, escolha três delas e fique estabelecendo contato visual com elas, enquanto você fala.
Escolha uma pessoa que esteja mais à direita, uma mais à esquerda, e uma no centro. Então, vá olhando para elas enquanto você fala. Dessa maneira, sua fala ganha dinamismo, você passa a sensação de segurança e intimidade, e não perde o foco.
Se a sua audiência for de menos de dez pessoas, escolha pelo menos duas, uma em cada ponta, para ainda assim, ter o efeito desejado.
O principal é, não foque apenas em uma única pessoa, se você estiver falando com um grupo, senão os demais não se sentiram incluídos, e assim, vão perder o interesse na sua fala.
2. Faça perguntas
Uma forma de deixar sua fala dinâmica, e seu público interessado, é lançando perguntas, enquanto você fala. Podem ser perguntas retóricas (aquelas que você mesmo responde) ou perguntas para a audiência responder.
Dessa forma, você inspira seus ouvintes a pensarem sobre o que você está falando. Você transmite a sensação de estar construindo as ideias da sua fala, porém, junto com seus ouvintes.
Ainda, quando você pergunta, você cria pausas para se reidratar, reorganizar seu pensamento, e dar um “descanso” pros ouvintes, do som de sua voz. Essas pausas são importantes, até, para manter o tom da conversa mais fluído.
3. Faça um roteiro de apresentação e consulte suas anotações
Sempre que possível, faça um roteiro da sua apresentação, e sempre consulte suas anotações sobre o assunto do qual você está falando.
Não é uma dica que funciona em situações como jantares, e eventos sociais. Mas é essencial se você for fazer um meeting ou reunião de setor em uma empresa, por exemplo.
As notas vão ajudar você a desenvolver a ideia de sua fala, a não extrapolar o tempo permitido. Também ajudaram você a não fugir do assunto, indo para temas que não são pertinentes, ou se alongando demais em histórias e cases meramente ilustrativos.
Falar bem e se comunicar com clareza é essencial, para quem quer crescer, em qualquer profissão. Basta estar disposto a desenvolver essas habilidades de comunicação. Você está?