3 dicas para quem quer ser um corretor de imóveis
O trabalho de corretagem de imóveis é uma carreira que muitas pessoas buscam. Seja pela possibilidade de ascensão econômica, seja pela flexibilidade de horários, quem busca um trabalho relativamente estável, opta por ingressar nessa carreira.
O que pouca gente, que não é do ramo, sabe, é que para você ter ascensão econômica e segurança, você precisa saber mais do que apenas sobre imóveis. Quer três dicas que farão você um bom corretor? Confira:
1. Conheça os imóveis que você está negociando
Você sabe sobre os imóveis que você vai vender? Tem noções de arquitetura? Sabe identificar problemas técnicos em uma casa ou apartamento? Saber tudo isso pode te ajudar.
Não apenas vai mostrar ao seu cliente que você é honesto. Também, será um diferencial, na hora em que você for apresentar os “produtos”.
Estudar Paisagismo, Design de Interiores e Mobilidade Urbana é essencial, para você ouvir o que o cliente busca, e já apresentar imóveis que vão em cheio, no que ele lhe falou. Estudar Urbanismo e Logística Urbana vai te ajudar a entender o bairro do imóvel
Imagine que um cliente busca um apartamento para a mãe idosa e outro para o filho adolescente. São perfis diferentes.
Entender e reconhecer esses perfis, na planta de um imóvel fara você ir direto ao ponto. O cliente não se sentira “enrolado”, e vai confiar em você. A chance de fechar negócio será maior.
2. Entenda o cliente
A pior coisa para algumas pessoas é sentir que um vendedor quer apenas fechar negócio. Elas se sentem usadas. O cliente quer ser ouvido. Quer se sentir acolhido.
Entenda o seu cliente. Escute o que ele tem a dizer, o que ele busca, o que ele sonha para sua vida. Uma boa comunicação é o básico. Corretores que não sabem escutar e conversar não sobrevivem um mês, na carreira.
Saber vender, sem que o cliente sinta que esse é seu único objetivo, também fará você se destacar. Saber mediar conflitos (por exemplo, um casal com opiniões divergentes sobre uma casa), também é um diferencial.
Saiba ler as emoções de seu cliente, e aprenda a controlar as suas. Vender exige paciência e dedicação. Não trate o cliente como um número. Ele é uma pessoa em busca de uma nova vida.
3. Entenda de Economia e Direito
Você não precisa ser um advogado, para ser um bom corretor. Porém, entender e saber os “trâmites legais” (de Contratos de Locação a Regime de Bens) vai ajudar você a tirar todas as dúvidas do cliente.
Entender sobre o mercado de imóveis, sobre tipos de financiamento imobiliário e fundos de garantia também fará você se destacar.
Lembre, o cliente vai investir um dinheiro que ele demorou muito para conseguir. Ele, naturalmente, tem medo de ser enganado. Conheça a parte Legal e Financeira, para tirar todas as dúvidas de cara, e transmite confiança.
E claro, saiba negociar sem parecer desesperado, e seja sempre Ético. Faltar com a verdade, por melhor que seja o imóvel em questão, vai queimar seu filme, para sempre.
O mercado de corretagem tem muitos profissionais. Poucos se destacam. Estude diversas áreas e seja um deles!