O que é hipertexto? Veja 3 exercícios para aprender de vez
Confira 3 exercícios práticos para entender e dominar esse conceito de uma vez por todas!
O termo “hipertexto” é uma das palavras-chave do universo digital, especialmente quando falamos sobre a navegação na web. Mas o que exatamente significa e como ele pode ser entendido em sua totalidade? O hipertexto se refere a um sistema de organização e apresentação de informações que permite que o usuário navegue entre diferentes conteúdos por meio de links, tornando a experiência de leitura e aprendizado mais interativa e dinâmica.
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Em essência, ele é uma maneira de conectar ideias e dados de forma não linear, possibilitando a exploração de conteúdos de forma personalizada. Se você ainda tem dúvidas sobre como o hipertexto funciona ou deseja aprimorar seu entendimento, que tal colocar a mão na massa? Neste artigo, separamos três exercícios práticos para você aprender de vez o conceito e a aplicação do hipertexto. Vamos lá?
3 exercícios de hipertexto
Questão I
Enem – 2013
O hipertexto permite — ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige — a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o desenvolvimento de trabalhos coletivamente, o estabelecimento da comunicação e a aquisição de informação de maneira cooperativa.
Embora haja quem identifique o hipertexto exclusivamente com os textos eletrônicos, produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele não deve ser limitado a isso, já que consiste numa forma organizacional que tanto pode ser concebida para o papel como para os ambientes digitais. É claro que o texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, são praticamente inviáveis: a conexão imediata, a comparação de trechos de textos na mesma tela, o “mergulho” nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimensões ou planos.
RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem.
Porto Alegre: Artmed, 2002.
Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um (a)
a) elemento originário dos textos eletrônicos.
b) conexão imediata e reduzida ao texto digital.
c) novo modo de leitura e de organização da escrita.
d) estratégia de manutenção do papel do leitor com perfil definido.
e) modelo de leitura baseado nas informações da superfície do texto.
Resposta certa:
Alternativa “c”. Segundo o texto, a hipertextualidade se apresenta como uma forma inovadora de leitura e organização da escrita. Essa ideia é mencionada logo no início, onde é afirmado que ocorre “a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita“.
Questão II
Enem – 2011
O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim, o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de assuntos tratados no texto sem se prender a uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. O hipertexto se caracteriza, pois, como um processo de escritura/leitura eletrônica multilinearizado, multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita. Assim, ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados.
MARCUSCHI, L. A. Disponível em http://www.pucsp.br. Acesso em: 29 jun. 2011.
O computador mudou nossa maneira de ler e escrever, e o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e leitura. Definido como um conjunto de blocos autônomos de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões associando entre si diversos elementos, o hipertexto
a) é uma estratégia que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.
b) é uma forma artificial que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.
c) exige do leitor um maior grau de conhecimentos prévios, por isso deve ser evitado pelos estudantes nas suas pesquisas escolares.
d) facilita a pesquisa, pois proporciona uma informação específica, segura e verdadeira em qualquer site de busca ou blog oferecidos na internet.
e) possibilita ao leitor escolher seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência predeterminada, constituindo-se em atividade mais coletiva e colaborativa.
Resposta certa:
A alternativa “e” descreve um conjunto de textos interligados por meio de links e hiperlinks, formando o que chamamos de hipertexto. O acesso aos links é opcional, permitindo que o leitor escolha o caminho que deseja seguir na leitura, tornando a experiência mais interativa e colaborativa.
Questão III
Assinale a sequência correta que apresenta cinco características do hipertexto:
a) imutabilidade, flexibilidade, precisão, interatividade e inteligibilidade.
b) intertextualidade, dinamismo, interatividade, acessibilidade e estrutura em rede.
c) velocidade, flexibilidade, imprecisão, imparcialidade e estrutura em rede.
d) intertextualidade, dinamismo, interatividade, acessibilidade e imutabilidade.
e) conectividade, imparcialidade, dinamismo, inflexibilidade e acessibilidade.
Resposta certa:
Alternativa “b”.