3 métodos de estudos infalíveis para o ENEM
Em períodos de preparação para provas de vestibulares, concursos públicos ou até mesmo para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é fundamental que o estudante use todas as ferramentas e métodos de estudo que estão seu alcance, com o objetivo de identificar de que forma ele aprende com maior facilidade, aumentando a qualidade do processo de aprendizagem.
Além de identificar os métodos de estudos que mais beneficiam o seu aprendizado, o estudante deve identificar qual ou quais inteligências possui em áreas específicas, bem como entender quais são as inteligências que precisa fortalecer durante esse processo para obter sucesso em todas as áreas cobradas no exame em questão.
Baseado na teoria das múltiplas inteligências, que foi proposta pelo psicólogo Howard Gardner em 1983, como uma crítica à visão tradicional de que a inteligência é uma habilidade única, é possível afirmar que existesm inteligências múltiplas. Nesse sentido, alguns estudantes podem ter maior ou menor facilidade com determinadas áreas e métodos de estudo.
Pensando nisso, apresentamos três dos mais pretigiados métodos de estudo que figuram entre as principais formas de estudar para concursos e vestibulares, obtendo a tão esperada aprovação. Confira a seguir!
3 métodos de estudo impecáveis
Os métodos de estudo são nada mais que estratégias, técnicas e abordagens utilizadas pelos estudantes para aprender, compreender e reter informações de forma mais eficiente. Esses métodos ajudam os alunos a organizar o material de estudo, aprofundar seu entendimento sobre o conteúdo e preparar-se para avaliações acadêmicas.
Há diversos métodos de estudo diferentes, baseados em diferentes perfis de aprendizem e sua escolha pode variar de acordo com as preferências individuais do estudante, o tipo de material a ser aprendido e o objetivo específico de cada período de estudo. Pensando nisso, apresentamos abaixo três métodos de estudos que são muito valorizados pelos estudantes!
Técnica Pomodoro
Um dos métodos de estudo mais queridos entre os estudantes que estão se preparando para concursos e vestibulares é a Técnica Pomodoro. Esse é um dos métodos de estudo que ajudam o estudante a manter o foco durante os estudos, sendo ideal par quem tem dificuldade de concentração.
Esta técnica envolve dividir seu tempo de estudo em intervalos de trabalho concentrado, geralmente 25 minutos, seguidos por uma pausa curta de 5 minutos. Após completar quatro intervalos de trabalho, você faz uma pausa mais longa, de 15-30 minutos. Essa abordagem ajuda a manter o foco e a produtividade, evitando o esgotamento mental. Esse método é bastante flexível, de modo que cada estudante pode adptar o seu tempo de concentração e/ou pausas de acordo com a sua necessidade pessoal. Há aplicativos, como o Pomofocus, que ajudam nessa missão.
Mapas Mentais
Os mapas mentais, por sua vez, são diagramas que representam visualmente informações e conceitos interconectados. Eles são úteis para organizar e resumir ideias, tornando o processo de aprendizado mais fácil e memorável. Você pode criar mapas mentais à mão ou com software especializado, começando com um tópico central e expandindo com subcategorias e detalhes à medida que avança.
É interessante que o estudante crie os mapas mentais à mão, pois dessa forma aumentará o nível de fixação do assunto em questão. Além disso, os mapas mentais já feitos podem ajudar o estudante em um processo de revisão espaçada.
Flashcards
Por sim, recomendamos o método de estudo que reforça o aprenfizado por meio de cartões. Os Flashcards são uma ferramenta de estudo popular que consiste em cartões pequenos, geralmente do tamanho de uma mão, com perguntas de um lado e a reposta/solução correspondente do outro lado.
Os flashcards são úteis para revisar e memorizar uma ampla variedade de informações, desde vocabulário em idiomas estrangeiros até fórmulas matemáticas, conceitos científicos, datas históricas e muito mais.