4 carreiras no mundo da Moda (que não são de modelo e estilista)
Um mundo extremamente competitivo, e por vezes cruel, onde atividade não basta: eis o mundo da moda, pelo menos para modelos e estilistas. Poucos estilistas conseguem chegar no patamar de um Alexandre Herchcovitch e poucos modelos viram Giselle Bündchen, e isso desanima muitos entusiastas.
Por outro lado, a indústria da moda tem uma gama de possibilidades de atuação profissional nos bastidores, e às vezes, essa pode ser a porta de entrada para a Coco Chanel do século XXI.
Ou não: a indústria que movimenta bilhões de dólares também pode ser bastante generosa, com os profissionais dos bastidores, quando esses são bem capacitados.
Que profissões são essas? Confira abaixo:
1. Produtor de moda
Produtores de moda são profissionais que precisam enxergar a moda por diversas óticas. A do estilo e tendências é uma, claro, mas também há a ótica do mercado, da produção de conteúdo, da divulgação.
O produtor é a pessoa que faz isso acontecer. Produtores precisam conhecer a parte teórica da moda (História, estética), economia, jornalismo e tantas áreas mais, e fazer os produtos do estilista ou da marca que representam ganhar o mundo.
Algumas atribuições vão incluir organizar desfiles, contratar modelos (ou agências de modelos), produzir o cenário de ensaios, contratar a equipe, fazer com que certos produtos cheguem até influenciadores… Um trabalho exaustivo, mas, eventualmente, recompensador.
2. Parte Financeira e Administrativa
A parte financeira e administrativa de uma marca, ou de um estilista, é algo que precisa ser trabalhado com extremo zelo, dedicação e cuidado. O produtor pode ser a pessoa que fará isso.
Ou pode ser outra pessoa. Aqui estão incluídos trâmites burocráticos, como contratos com fornecedores e agências, contratos com lojas, marcas internacionais e festivais, estratégias de marketing, gestão de equipes…
A parte burocrática da moda é burocracia, da mesma forma que é a burocracia de uma indústria química ou um escritório de Direito. A grande diferença é que aqui, um contrato pode ser o momento de ganhar milhões de dólares.
3. Comprador
O comprador é o profissional responsável por adquirir acervos para lojas, produtos para estilistas e demais ações de caráter logístico.
Além disso, um comprador pode ser a pessoa que vai definir quais serão as peças-chave de uma coleção. Por isso, estar sempre atualizado, estudar Estética e mesmo Filosofia e Ciências Sociais pode fazer uma enorme diferença.
O comprador precisa entender o que o mercado quer. Ao mesmo tempo, ele precisa apresentar essa demanda aos estilistas. Por fim, ele precisa passar todas essas informações aos produtores.
4. Fotógrafo
O fotógrafo de moda pode ser apenas alguém com uma câmera, ou um verdadeiro artista visual. Helmut Newton foi um artista da fotografia. Seu objeto central: moda.
Ser fotografo de moda significa criar o cenário acerca do produto que se está fotografando. Criar uma narrativa. Entender sobre luzes e sombras, linguagem visual, sensibilidade.
É um trabalho que pode ser desafiador, e exigir anos de estudo e aperfeiçoamento, além de alto conhecimento tecnológico.