4 coisas que o “pane geral” das redes sociais ensinaram para nós
No dia 04 de outubro de 2021, as duas principais redes sociais dos nossos dias – o Facebook e o Instagram – e nosso principal meio de comunicação virtual – o WhatsApp – sofreram uma “pane geral”: ficaram sem funcionar entre 13 horas e 19 horas, do horário de Brasília.
Isso, como era de se esperar, causou um “desespero coletivo”, no sentido que, de repente, muitas pessoas ficaram perdidas, sem saber como contactarem-se, sem conseguir realizar transações comerciais.
Nem tudo foi o mais completo caos, entretanto. Outros sites e aplicativos continuaram operando, e muitos usuários se utilizaram desses, para realizarem suas atividades.
Já pessoas menos afoitas às redes fizeram aquilo que, um dia, fazíamos sem pensar muito: mandaram e-mails, telefonaram, ignoraram tudo e seguiram a vida etc.
Porém, essa pane trouxe algumas lições; alguns ensinamentos que, talvez, tivéssemos esquecido, apesar de sempre termos convivido com elas. Será que você tirou alguma lição do dia de ontem? Confira:
1. Faça uma comunicação multimídia
O que a pane geral mostrou a todo mundo é que o mundo, hoje, é muito dependente das redes sociais, para conseguir se comunicar e para conseguir trabalhar.
Muitas pessoas anunciavam seus serviços, apenas, por Instagram e Facebook. Um erro, afinal, para você ser encontrado – e fazer negócios – você precisa estar em diversas mídias.
Antigamente, era compreensível que a propaganda fosse limitada por alguns meios de comunicação. Havia o telefone, as cartas e a comunicação direta.
Hoje não: temos diversas formas de sermos contatados, e quase todas são imediatas. Assim, não se limite ao Instagram, Facebook e WhatsApp. Invista em sites de anúncios, Telegram, site pessoal e, porque não?, publicidade impressa
2. Na falta de avanços, vá pelo tradicional
Muita gente esta(va) desabituada a usar o telefone. Eu mesmo não costumo fazer ligações telefônicas, pela facilidade que é simplesmente mandar um áudio pelo “zap”.
O que a crise nos mostrou, entretanto, é que às vezes, os avanços e tecnologias não funcionam; sofrem problemas maiores que nossa capacidade de resolução.
Quando essa situação acontece, não há outra alternativa: é preciso voltar aos métodos tradicionais, por mais lentos ou ultrapassados que eles sejam.
3. Não condicione o seu trabalho a uma tecnologia passível de falhas
O que a “pane geral” das redes nos provou é que, muitas pessoas fazem com que sua fonte de renda seja, exclusivamente, por esses meios.
Em alguns casos, como no caso de videoaulas ou comércio, é compreensível que essa dependência aconteça. Entretanto, é uma atitude arriscada. Seu trabalho precisa existir independente das redes sociais.
Falhas dessa natureza podem acontecer. Se você não estiver pronto para contorná-las, seu lucro diário diminuí.
4. Não reduza suas relações pessoais às redes sociais
Um dos maiores problemas da “pane geral” foi de pessoas que precisavam se comunicar e não conseguiram.
Isso aconteceu devido ao fato de muitas relações interpessoais dependerem, exclusivamente, de contatos via redes sociais.
Assim, pensando numa próxima “pane” (sim, acontecerá), mudar a forma como nos relacionamos é vital.