4 cuidados ao usar o ChatGPT, para obter informações
Desde seu anúncio e lançamento, em 2020, o ChatGPT vem sendo usado em larga escala por produtores de conteúdo, programadores, contadores e demais profissionais que precisam lidar com a produção e análise de informações.
Chat o quê?
O ChatGPT é uma plataforma de Inteligência Artificial, que foi alimentada com todas as informações disponíveis da Internet, até sua mais recente atualização (em setembro de 2021). Seu sistema de operação é baseado em perguntas e respostas.
Assim, por exemplo, quando perguntamos para o programa algo como “Todos os presidentes do Brasil, em ordem cronológica, desde a República”, o Chat trará as respostas.
O GPT também pode ser usado para banalidades. Por exemplo, se digitarmos algo como “Receita de Arroz Carreteiro” ou “Conte uma piada”.
Vale dizer que o programa não tem ligação com a internet, nem armazena informações, logo, ele não corre o risco de ser um “espião”. Entretanto, seu uso inspira cuidados. Veja quais são:
1. Veracidade e qualidade das informações
Há informações que o ChatGPT fornece de forma errada. O programa tem acesso a milhares de informações, mas em alguns casos, elas são mal interpretadas pelo programa ou pode levara resultados ambíguos.
Assim, se você vai usar o ChatGPT para fazer uma pesquisa, ainda mais uma pesquisa escolar ou acadêmica, é vital parear as informações apresentadas, a fontes fidedignas.
O principal intuito do Chat, nesse caso, é otimizar seu tempo de busca, trazendo referências rápidas e claras. O trabalho de conferir as referências, interpretar as informações e analisar criticamente o conhecimento apresentado é, necessariamente humano.
2. Natureza das conversas
O ChatGPT não pode ser usado para substituir uma interação humana, ainda mais em casos que envolvam saúde física e mental, ou aplicação técnica.
Isso é, você não deve usar o Chat como uma forma de se clinicar no caso de uma doença ou suspeita de, nem para produzir laudos técnicos, bulas e similares.
O GPT até faz esse tipo de texto. Mas ele cria um conteúdo genérico, com informações abrangentes. Ele traz possibilidades e não certezas.
Inclusive, provavelmente, o Chatgpt vai orientar usuário, na busca por serviços especializados específicos (ele foi treinado para fazer esse tipo de fala).
3. Ética na busca por informações
Uma das maiores preocupações de Analistas de Inteligência Artificial era a de que esses programas pudessem trazer orientações, quanto a praticas ilegais ou perigosas.
No ChatGPT isso não é um problema. O sistema foi programado para não fornecer informações sobre a produção, aquisição ou consumo de drogas, armas e demais itens nocivos ou cautelosos (como remédios).
Sua resposta é, inclusive, no sentido de alertar para a ilegalidade desses produtos, e orientar que o usuário procure órgãos de investigação e apoio específicos.
4. Ética comunicativa
Embora o ChatGPT pareça humano, ele é um programa treinado. Mesmo assim, o Chat responde a palavras e perguntas ofensivas, de forma evasiva.
Isso é, o GPT não vai ensinar o uso de palavrões, não incentiva ofensa verbal, e não responde a ela.