4 dicas para fazer a contabilidade da sua empresa
Se você tem um pequeno negócio, com certeza você sabe que uma das partes mais “espinhentas” dele é a contabilidade. Entre as ações necessárias, está registrar notas, atas de entrada e saída de produtos, pagamentos a funcionários e colaboradores, gastos mensais variáveis…
Não são apenas burocracias necessárias ao funcionamento de qualquer negócio – você é exigido por lei, a prestar contas e pagar tributos (impostos).
Diante disso, muitos pequenos empresários preferem fazer a contabilidade da empresa, eles mesmos, ao invés de contratar uma assessoria contábil. Contudo, os menos hábeis em matemática sofrem com algumas partes.
Para evitar isso, e conduzir melhor seu negócio, listamos aqui 4 dicas essenciais para você fazer a contabilidade de seu negócio sem medo ou confusão.
1. Saiba o tipo de negócio que você tem
Esse tipo de dica não parece fazer sentido para muitos pequenos empresários. Não se trata disso, porém, quando a gente fala em “tipo de negócio”.
A questão aqui é saber se você é, por exemplo, um Empreendedor Individual (EI), Sociedade Empresarial Limitada (LTDA), Micro Empreendedor Individual, Pessoa Jurídica ou Pessoa Física, entre outras variantes.
Todas essas informações mudam a forma como você será taxado. Você deve estudar cuidadosamente esses formatos de empresas antes de abrir seu negócio, a fim de não fornecer informações tributárias erradas.
2. Organização é a chave
Um termo que era mais usado no passado, embora ainda tenha quem use ele hoje em dia é livro-caixa. Isso diz muito sobre contabilidade. Fazer a contabilidade de uma empresa é ter todas as informações registradas, como se fosse um “diário”.
Para você ter seus livros-caixa organizados adequadamente, estude Escrituração Contábil, isso é, a forma como cada relação de gastos e ganhos da sua empresa será registrado.
Entenda noções como “Lucro Real” e “Lucro Presumido”, estude sobre Direito Tributário, para já saber quais são os dados que você vai precisar declarar no Imposto de Renda, trace seu Plano de Negócios todos os meses (sim, é importante você ir alterando ele, conforma sua empresa avança ou recua).
3. Peça ajuda – mas não confie cegamente
Você pode consultar empresas de contabilidade. Aliás, dependendo do tamanho do seu negócio, pode até ser mais seguro que você faça isso. Um contabilista profissional vai saber discriminar os dados gerenciais de caixa, controles de estoque objetivos e finalidades, entre outros.
Porém, não confie cegamente em um terceiro, para gerenciar o seu negócio. É a sua empresa: você precisa saber tudo o que acontece nela.
Você precisa entender os dados que estão sendo levantados, e as ações a serem tomadas – seja pra diminuir gastos, elevar custos, prevenir rombos e (ou), tudo isso simultaneamente.
Logo, tenha conhecimentos de Contabilidade Financeira.
4. Estude sempre
Faça cursos de atualização em Contabilidade Tributária, Gestão e Marketing. Conheça cases de sucesso na sua área (e cases de fracasso, também) e entenda o que deu certo (ou errado). Leia revistas de negócios.
A única forma correta e segura de você crescer é não ficar parado!