4 estratégias para uma boa campanha publicitária de um livro

Como fazer campanhas editoriais, hoje? Criatividade e mais algumas coisas. Descubra aqui.

 

Uma das maiores dificuldade que editoras têm, hoje em dia, é na criação de uma boa campanha publicitária para livros. Não apenas porque os leitores dividem seu tempo com coisas como redes sociais, mas também porque a própria forma de campanha publicitária mudou.

Isso é, hoje em dia, é muito mais fácil evitarmos uma publicidade, em uma rede social ou vídeo online, por exemplo, ao “pularmos” o vídeo, ou passarmos “batidos” pela tela de rolamento de uma rede social.

Assim, a publicidade editorial precisa ser uma publicidade criativa. É preciso mostrar mais do que apenas uma resenha do enredo, fotos do autor, um argumento de autoridade ou um convite de lançamento.

Você sabe quais são as melhores estratégias de publicidade editorial, hoje? Veja 4possibilidades, em nosso artigo!

 

1.     Book trailer

O book trailer é, na falta de melhor definição, o trailer do livro. Simples assim. Mas nem tanto.

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Um book trailer é uma microprodução cinematográfica publicitária, semelhante a um comercial de TV, porém, voltado a redes sociais.

Ou seja, é um filme que deve ser rápido – menos de 5 minutos é o ideal. Ao mesmo tempo, contudo, ele não é uma resenha falada. É uma representação dramatúrgica do enredo, dentro do que é possível, nos poucos minutos de vídeo.

Editoras especializadas em livros de terror e mistério fazem um ótimo trabalho, nesse sentido, ao criarem vídeos cheios de efeitos audiovisuais. Porém, com qualquer gênero narrativo é possível criar um bom book trailer.

 

2.     Perfis de personagens do livro

Criar um perfil, em redes sociais, da personagem do livro pode ser um ótimo recurso para humanizar a criação literária em questão.

Essa personagem precisa agir conforme manda sua persona, no enredo, porém, de maneira cômica. Isso é, mesmo se a personagem for um “vilão”, ela não deve agir nas redes com comportamentos inadequados.

Isso ajuda o livro a ser conhecido, cria uma proximidade com os leitores, populariza os seres da história.

 

3.     Autor participativo

Colocar o autor como um participante do processo de produção e lançamento do livro é essencial.

É possível termos boas campanhas de livros, sem um autor ativo nas redes? É – mas nesse caso, a editora precisa fortalecer outras estratégias.

O autor ativo faz lives, postagens contando suas influências, mostra e fotografa os processos de edição da obra (inclusive fazendo anúncios de datas importantes como “revelação da capa” e afins), faz enquetes com os leitores…

 

4.     Promoções e sorteios

Promoções e sorteios sempre atraem pessoas.

Promoções funcionam porque as pessoas, efetivamente, gostam de pagar menos, por um produto. Então, além de ter alguma margem de vendas, é uma estratégia de atração, consolidação e fidelização de clientes.

Já os sorteios, eles funcionam seja porque demandam a participação ativa do leitor (sorteios culturais, que exijam a criatividade dos participantes, como por exemplo: “Diga o que você faria se…”), seja porque produzem um efeito FOMO. Isso é, o leitor em potencial se sente compelido a participar, fica com expectativa de ganhar…

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