4 exercícios de coesão textual para nunca mais errar

Domine conectivos, sequências lógicas e outros recursos para nunca mais errar!

A coesão textual é um dos pilares fundamentais para garantir a clareza e a fluidez de um texto. Ela se refere aos mecanismos linguísticos que conectam palavras, frases e parágrafos, proporcionando uma transição suave entre as ideias e mantendo o leitor engajado. Para escritores, estudantes e profissionais, compreender e aplicar esses recursos é essencial para transmitir mensagens de forma eficiente.

Leia também: Tipos de coerência textual – quantos são, objetivos e onde usar

Hoje, nós vamos explorar o conceito de coesão textual por meio de exercícios práticos, que ajudarão a identificar e utilizar ferramentas como conectivos, pronomes e sequências lógicas. Preparado para aprimorar suas habilidades de escrita? Então, mergulhe nessa jornada rumo à produção de textos mais coesos e impactantes!

Exercícios de coesão

Questão I

(Enem – 2013)

Gripado, penso entre espirros em como a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas. Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe que disseminou pela Europa, além do vírus propriamente dito, dois vocábulos virais: o italiano influenza e o francês grippe. O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava “influência dos astros sobre os homens”. O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper, isto é, “agarrar”. Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.

RODRIGUES. S. Sobre palavras. Veja, São Paulo, 30 nov. 2011.

Para se entender o trecho como uma unidade de sentido, é preciso que o leitor reconheça a ligação entre seus elementos. Nesse texto, a coesão é construída predominantemente pela retomada de um termo por outro e pelo uso da elipse. O fragmento do texto em que há coesão por elipse do sujeito é:

a) “[…] a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas.”

b) “Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe […]”.

c) “O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava ‘influência dos astros sobre os homens’.”

d) “O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper […]”.

e) “Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.”

Resposta certa:

Alternativa “e”. A forma verbal “fizesse” possui um sujeito oculto que se refere ao termo viral grippe, cujo significado é agarrar. Se o trecho fosse reformulado com o sujeito de forma explícita, teríamos: “Supõe-se que o vocábulo grippe fizesse alusão à maneira agressiva como o vírus se apodera do corpo infectado.”

Questão II

Estão corretas essas proposições:

I. A coesão textual está relacionada com os componentes da superfície textual, ou seja, as palavras e frases que compõem um texto. Esses componentes devem estar conectados entre si em uma sequência linear por meio de dependências de ordem gramatical.

II. A coesão é imaterial e não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações.

III. Por meio do uso adequado dos conectivos e dos mecanismos de coesão, podemos evitar erros que prejudicam a sintaxe e a construção de sentidos do texto.

IV. A coesão obedece a três princípios: o princípio da não contradição; princípio da não tautologia e o princípio da relevância.

V. Entre os mecanismos de coesão estão a referência, a substituição, a elipse, a conjunção e a coesão lexical.

a) Apenas V está correta.

b) II e IV estão corretas.

c) I, III e V estão corretas.

d) I e III estão corretas.

e) II, IV e V estão corretas.

4 exercícios de coesão textual para nunca mais errar (Foto: Unsplash).
4 exercícios de coesão textual para nunca mais errar (Foto: Unsplash).

Resposta certa:

Alternativa “c”. As proposições II e IV abordam a coerência textual, um aspecto essencial para a construção do sentido em um texto.

Questão III

(Enem – 2011)

Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.

ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009.

As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que

a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.

b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.

c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.

d) o termo “Também” exprime uma justificativa.

e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.

Resposta certa:

Alternativa “a”. A expressão “Além disso” promove coesão ao dar continuidade às ideias previamente mencionadas.

Questão IV

Indique as relações semânticas estabelecidas pelos conectivos em destaque:

I. Como a chuva estava muito forte, não foi possível continuar o show.

II. Eu não consegui apresentar o trabalho porque estava muito nervosa!

III. Os manifestantes terão suas reivindicações atendidas, exceto se usarem de violência.

IV. Estava doente, mas foi trabalhar.

V. Os brasileiros são tão trabalhadores quanto os norte-americanos.

a) causa, causa, condição, oposição, comparação.

b) comparação, condição, finalidade, oposição, tempo.

c) causa, causa, conformidade, oposição, condição.

d) finalidade, comparação, tempo, condição, causa.

e) causa, causa, condição, condição, causa.

Resposta certa:

Alternativa “a”.

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