4 invenções militares, que são usadas pela população em geral
Quando falamos em invenções militares, provavelmente, a maior parte das pessoas já pensa em armas, veículos de ataque, e bombas. Essas são coisas são invenções bélicas, mas não são as únicas.
Na verdade, exércitos do mundo todo contam com equipes multidisciplinares, para desenvolver todo o tipo de apetrecho, tecnologia e recurso, mas muitas vezes, essas criações se mostram uteis a população em geral, então, passando a ser comercializada.
O exemplo mais evidente é a internet. Surgido como um sistema de monitoramento global, de sinais, no final dos anos 80 e início dos anos 90, aparelhos de internet foram sendo aprimorados e apresentados ao grande público e agora…
Aqui estamos nós!
E o que mais os militares criaram, que hoje nós usamos? Veja no nosso artigo.
1. Xadrez
Embora as origens do xadrez sejam bastante variadas, e seus registros não sejam tão claros, podemos dizer que o jogo de estratégia foi uma criação de fins militares.
Nas versões mais difundidas, o jogo teria sido desenvolvido por generais de reinos que hoje compõem a Índia, por volta do século 3 d.C. A palavra “Xadrez”, inclusive, é seria a variação do nome de alas do exercito indiano de então.
Outras versões falam em generais chineses, também por volta da referida época. Os chineses, inclusive, têm um jogo chamado Xiangqi, bastante parecido com o xadrez.
2. M&M’s
O popular doce, consistindo em um chocolate revestido por uma cápsula de açúcar é uma criação norte-americana, pensada inicialmente, como uma ração militar eficiente, barata e limpa, em 1941.
Fácil de ser armazenada, com boa quantidade calórica, as capsulas eram cobertas de açúcar, para evitar o derretimento do doce.
Após o fim da Segunda Guerra, em 1945, o confeito começou a ser comercializado para o grande público, e se tornou um sucesso imediato, inclusive, com imitações (skittles, smarties etc.).
3. Internet
A internet surgiu após a Segunda Guerra, na iminência de se protegerem dados, nos Estados Unidos.
Tecnologias de ondas e sinais já vinham sendo testados, quando em 1960 Joseph Carl Robnett Licklider (1915-1990) cientista da computação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) propôs a criação de computadores interligados em redes.
Essas redes permitiam a troca de informações, bem como a descentralização de arquivos importantes. Dessa maneira, o caso de um ataque, os dados sigilosos do governo poderiam ser transferidos para outras sedes.
Posteriormente, o sistema foi sendo aprimorado, até chegarmos na Rede Mundial de Computadores (o WWW).
4. Comida enlatada
As primeiras comidas enlatadas do mundo surgiram em 1809, pelo inventor francês Nicolas Appert (1749-1841), que vinha pesquisando métodos de conservação de alimentos.
Um desses métodos foi o aquecimento e envase hermético dos alimentos, em potes de vidro fechados com rolhas. A ideia foi, imediatamente, adotada pelo imperador Napoleão Bonaparte (1769-1821), para alimentar suas tropas.
O comerciantes inglês Peter Durand (1766-1822), por sua vez, adotou a ideia de Appaert, mas com latas de metal, ao invés de vidros. As latas também adotadas por militares britânicos.