4 livros para quem quer aprimorar a redação

 

Uma das partes mais difíceis de concursos e provas é a redação. Escrever bem, sobre um tema dado “de surpresa”, conseguindo trazer argumentos com clareza, coesão e coerência não é algo simples.

Mas é algo que pode ser aprendido.

E como você aprende a escrever bem? escrevendo várias vezes, sem dúvida. Porém, não basta apenas repetir a ação, procurando melhorar a cada reescrita.

Para você aprender a escrever um bom texto, é preciso estudar e internalizar técnicas de redação. Afinal, na hora de escrever, você precisa se preocupar com o conteúdo, mais do que com a forma.

Logo, como estudar para aprimorar a forma do seu texto, até que ela se torne algo natural e – por que não – mecânico?

Veja aqui 4 livros que poderão ajudar você nessa tarefa.

 

Você pode Gostar Também:

1.      Como escrever bem – William Zinsser

Um dos mais conhecidos guias de escrita criativa não-ficccional dos Estados Unidos. Seu autor, William Zinsser (1922-2015) foi um prolífico autor de textos dos mais variados gêneros.

Em seu livro, Zinsser analisa produções textuais dos mais diferentes gêneros com um olhar detalhista e técnico. Seu livro traz diferentes abordagens sobre a produção textual.

Então, o leitor aprende a escrever com autonomia, originalidade e, claro, objetividade necessária para se destacar enquanto produtor de texto.

 

2.      A Arte de Escrever – Arthur Schopenhauer

Um dos mais conhecidos livros sobre escrita, no Ocidente, traz muito das ideias vindas dos estudos do autor sobre Budismo.

Schopenhauer (1788-1860) é conhecido na Filosofia por ser um pensador de tom pessimista sobre as estruturas sociais de seu tempo – que, nessa perspectiva, culminam por serem as bases de nossa contemporaneidade.

Esse teor fatalista está nesse livro, clássico compilado de ensaios metalinguísticos. Entretanto, diferente de outros livros de Filosofia, o autor adota um tom profundamente pessoal, marcado por ironias, sarcasmos e opiniões contundentes.

Assim, seu livro é um estudo sobre linguagem e produção de sentidos, por meio das palavras. Um livro essencial para quem quer aprimorar o conteúdo de suas redações.

 

3.      Manual da Boa Escrita – Maria Tereza de Queiroz Piacentini

Livro de linguagem didática, voltado especialmente a estudantes de todos os níveis, e com diversos exercícios e abordagens teóricas sobre gramática e redação.

Piacentini usa sua experiência de mais de 40 anos como redatora de órgãos públicos para produzir um guia sobre como produzir textos nos mais diferentes gêneros.

Sem fazer distinção de mérito de gêneros formais e informais, a autora analisa e propõe a prática de textos variados.

 

4.      Truques da escrita – Howard S. Becker

Um dos mais conhecidos livros sobre escrita acadêmica, nos Estados Unidos e no mundo. Howard Becker (1928) usa sua experiência como professor de sociologia da Northwestern University, para abordar a produção de textos científicos.

Com uma linguagem dinâmica e didática, o autor enfrenta os guias ortodoxos de escrita acadêmica, para defender um estilo criativo, acessível e jovial.

Usando humor, ironia, e uma linguagem mais coloquial, o livro é um guia para quem precisa aprender a transmitir conhecimentos com inventividade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.