4 razões que fazem a Terceira Idade ser um nicho de mercado promissor
Apesar das diversas crises econômicas e sociais que tem atravessado o Brasil desde o início do século, um setor da economia pode ser alçado como a ponta de lança dos próximos investimentos e demandas de mercado: o nicho Terceira Idade.
Se, tradicionalmente, a fase da vida que começa aos 60 anos era vista como o fim da época de ousadias e recomeços, nos últimos quinze anos o cenário mudou.
Diversos fatores mudam esse cenário, mas o principal é aquele que é vital para dizermos que a Terceira Idade é um nicho de mercado importante: a expectativa de vida aumentou.
Não apenas a expectativa de vida, mas a forma como vemos e vivenciamos a velhice.
Você sabe quais são as razões que fazem a maturidade ser um nicho de mercado que pode ser uma opção rentável? Confira:
1. Mudamos nossa perspectiva sobre a velhice
Antes, ser idoso era “descansar”. “Curtir a velhice” sem horários, planos ou ideias novas. Assistir TV, fazer palavras-cruzadas, jogar dominó…
Esqueça! Hoje, as pessoas chegam à terceira idade querendo se reinventar. Aprender línguas, fazer esportes, descobrir novos hobbies, viajar…
A maturidade virou uma fase para novas descobertas. Apostar nessa forma de ver o mundo é um investimento exigente, mas com retorno certo.
2. A vida continua
Antes, idoso enviuvavam e se conformavam em permanecerem sozinhos. Mais do que isso, permanecerem sozinhos, mas morando na casa de um dos filhos. A Terceira Idade era o limiar da vida.
Hoje a situação mudou. Idosos viúvos ou separados ainda se relacionam, mantém uma vida sexual ativa, e não se mudam pra casa dos filhos.
Ou seja, a vida continua, independente dos parentes. Empresas de saúde e de serviços têm, nesse mercado consumidor, uma fonte de lucro crescente.
Já no campo do design e arquitetura, há espaço para empresas que repensem as habitações, em termos de mobilidade, segurança e adaptação.
3. Um público conectado
Pessoas idosas usam aparelhos eletrônicos, aplicativos e outras tecnologias de ponta das mais diferentes formas. Seja com pouco domínio, seja em nível de nativo digital, o mercado de tecnologia adaptada à Terceira Idade vai crescer.
A facilidade de pedir comida por um app, a facilidade de se comunicar, a emergência de acessar um médico e o interesse em estimular habilidades motoras e neurais são alguns dos motivos que levam um idoso a recorrer a aparelhos e tecnologias.
Idosos precisam de celulares e tablets adaptados. Lucra quem sair na frente.
4. Idosos usam serviços diferenciados
Idosos vão usar os mesmo serviços que os jovens: plano de saúde, apólices de seguro, corretagem de imóveis. A diferença é no nível de especificidade que esse público traz.
As empresas precisam começar a olhar para a terceira idade com seriedade e interesse, real, em atender as demandas específicas dela.
Empresas com essa especificidade etária ainda são raras, apesar de o público estar crescendo gradativamente. Logo, há um campo fértil para empreender, oferecendo um serviço diferenciado, focando especificamente em seniores.