5 áreas para estudar, para fazer carreira em bancos
Um dos trabalhos mais tradicionais do Brasil é de bancário. Genericamente, um bancário é quem trabalha em um banco, do atendimento ao público até uma diretoria executiva regional.
Para você se empregar na carreira, alguns conhecimentos básicos são necessários; em alguns cargos, eles são simplesmente Matemática Financeira básica, informática e Redação.
Porém, para evoluir na carreira, é preciso se especializar.
Quer saber que áreas são essas? Leia nosso artigo abaixo, faça nosso curso, e esteja pronto para trabalhar como bancário.
1. Matemática Financeira avançada
Para você atuar como bancário, não basta entender sobre porcentagem e taxas de juros. É preciso conhecer os fundamentos e meandros da Matemática Financeira.
Mesmo que seu cargo seja mais administrativo, seu foco de gestão precisa ser o capital da instituição. Ou seja, as finanças.
Essa área envolve porcentagem, mas também, entre outros, Planejamento Econômico, Fundamentos de Economia, Juros e Inflação, Ações e Derivativos, Avaliações de Projetos e Análise de Dados.
2. Administração de Empresas
Um banco é uma empresa sujeita a problemas que vão da demissão em massa a decretação de falência, passando por corrupção passiva e ativa, tráfico de influências e similares.
A maior parte desses problemas é evitada com uma gestão formada por um corpo diretivo especializado em instituições financeiras.
O administrador precisa saber lidar com equipes, precisa saber gerir caixas, precisa entender de projetos e análise de mercado, além de ter uma visão de controladoria.
Para se destacar, ainda, é necessário ter perfil empreendedor e criativo, e a melhor forma de atinar a esses objetivos é conhecendo o sistema por dentro.
3. Direito Financeiro
Um bancário não precisa ser um rábula (advogado sem diploma) de economia. Porém, é preciso conhecer o básico de leis e legislação econômica e empresarial, para começar na carreira.
Dentro do Direito Econômico, existe uma série de especificidades. As principais são normas jurídicas de produção e circulação de bens, legislação antitruste, tributação e orçamento.
Além disso, é preciso conhecer os Direitos do Consumidor, a fim de se evitar improbidades administrativas e econômicas.
Por fim, devemos destacar a importância da Economia Processual, um campo que une Teoria do Direito e Economia, e que é uma das bases da administração bancária.
4. Ciências Atuariais
As ciências atuariais são intrínsecas à atuação dos bancos. Em termos mais gerais, a atuária é a ciência de análise de riscos, e envolve projeções e planejamentos.
É um campo de conhecimento que fundamenta mercados de ações e sociedades seguradoras. Em outras palavras, investimentos nas Bolsas e apólices de Seguros.
Além disso, valores de fundos de pensão dependem das análises produzidas por profissionais de atuária.
5. Sistemas de informação e proteção digital
Hoje quase impossível trabalhar em um banco, sem ter conhecimentos em Sistemas de informação e proteção digital.
Clientes de bancos fazem suas operações por e-banking. A gestão de contas e cadastros também está digitalizada. Além disso, há diversos crimes financeiros que ocorrem nos meios digitais.
Bancários precisam saber o mínimo de SI, para orientar clientes.