5 dicas de como ensinar matemática para crianças
A Matemática, ao lado de Língua Portuguesa, é a matéria-base da Base Comum Curricular Brasileira. Isso significa que, grande parte dos currículos de escolas de todo o Brasil precisam enfatizar essa matéria, na hora de montar o plano de aula de seus estudantes.
Porém, essa matéria parte de coisas concretas – quantidades contadas nos dedos – para fórmulas abstratas. Nessa parte, muitos estudantes começam a se desesperar, deixando os professores perplexos e sem saberem como ajuda-los.
Para muitos, a Matemática se torna repetitiva, chata, e complexa. Quando, na verdade, ela é uma matéria que lida com fatores objetivos: quantidades e números.
Assim, como fazer a matemática mais palpável aos alunos? Como fazer ela mais interessante? Confira abaixo algumas dicas.
1. Adapte tudo ao contexto dos alunos
Não adianta você querer da uma aula de matemática falando de maçãs e bananas, em uma sala de aula com alunos que não tenham hábito de lidar com frutas ou legumes.
Conheça seus alunos. Saiba o que interessa a eles. Alguns nunca vão querer seguir receitas de bolo, para entender de quantidade, mas entendem de figurinhas. Outros vão ter mais conhecimento sobre coisas como materiais de construção ou ferramentas – por virem de lares onde os pais trabalham com isso, por exemplo.
Para a Matemática fazer sentido, use coisas que os alunos veem no dia-a-dia.
2. Use vídeos e imagens
Não adianta insistir que o aluno leia e interprete o texto, se ele não consegue visualizar e entender o que ele lê. Um vídeo, uma imagem, ou mesmo um objeto físico ajuda, nesse sentido.
Faça contas usando pelas de lego. Ensine análise combinatória com roupas reais (pode ser até roupas de bonecos, pra ficar mais viável economicamente). Ensine geometria a partir de coisas do dia-a-dia.
3. Estimule a prática real
Ao invés de simplesmente propor contas no papel, estimule a prática dessas contas com exercícios psciodramáticos – ou seja, com jogos teatrais com finanças e contabilidade em lojas, mercados, obras, empresas e similares.
Dessa forma, você incentiva a criatividade e autonomia dos alunos, e torna a matéria algo mais próximo de uma vivência real. Sem um “roteiro”, os alunos precisam se adaptar a situação nova a partir do que eles têm como conhecimento.
Ou seja, você “obriga” eles a pensarem, ao invés de só dar uma “receita”.
4. Use músicas
Músicas, tanto as didáticas quanto às “artísticas” contam situações, histórias e casos, mas de um jeito mais fácil de decorar, por causa do ritmo, instrumentos etc…
Você pode usar uma música com uma história, como primeiro passo para passar o conteúdo, ou pode usar uma música cuja letra explica o conteúdo, em si.
Veja a música “Uma Arlinda mulher” dos Mamonas Assassinas, por exemplo.
5. Faça um “diário de aprendizagem”
Peça para os alunos escreverem um diário com o conteúdo aprendido. Deixe que eles escrevam do jeito que acharem melhor. Dessa forma, os alunos constroem o conceito da forma como eles entenderam, e, nessa escrita, percebem o que falta melhorar.