5 dicas para fazer palestras marcantes

Como fazer uma palestra realmente marcante

Quem fala com o público sabe: fazer palestras (e seminários e falas em congressos) é uma empreitada difícil de ser feita de forma adequada. Claro que alguém pode argumentar: falar em público é simplesmente ter um roteiro, e seguir ele.

Porém, essa fala é equivocada por diversos motivos.

O primeiro equívoco é no que se refere ao “roteiro”. Quem já acompanhou uma palestra lida sabe que ela traz diversos problemas, como o enfado, que é ficar durante alguns minutos (ou até horas), vendo alguém ler um papel.

O segundo equívoco diz respeito a relação entre palestrante e público:  o público precisa ser conquistado. Não basta acreditar que as pessoas de uma palestra queiram ouvir uma palestra (por mais que ela de fato queira). É preciso chamar a atenção dos ouvintes.

Ou seja, falar para o público não é simples. Falar em público não é simples. Fazer uma palestra pública envolve técnicas de oratória, mas também recursos linguísticos.

Você conhece essas técnicas e recursos? Veja em nosso artigo e faça falas marcantes!

 

1.    Tenha um roteiro

Você pode Gostar Também:

Embora pareça contraditório, em relação ao que falamos acima, ter um roteiro é essencial, para que uma palestra aconteça de forma satisfatória.

Esse roteiro não precisa ser uma coisa que você vai ler, mas é uma série de apontamentos para você não se perder em sua fala.

Esse roteiro precisa ter os 3 momentos (início meio e fim) de uma palestra marcados de maneira fácil de ser visualizado, com tópicos a serem abordados em cada um.

 

2.    Movimente-se

Fazer uma palestra parado não é uma boa técnica, caso você queira atrair a atenção de seu público. Sabemos que nem sempre é possível andar pelo palco, em um congresso ou assembleia.

Mas se for viável, ande. Dessa maneira, você mantém sua fala dinâmica, porque obriga seu público a mover os olhos, para acompanhar sua fala.

Esse movimento mantém a atenção dos ouvintes ativa, impede que a plateia se disperse.

Porém, não exagere nos movimentos.

 

3.    Faça piadas e referências culturais

Quando sugerimos que sua palestra tenha piadas, não queremos dizer que você deve transformar sua fala em um show de stand-up. Porém, se você fizer alguns comentários cômicos, usar figuras de linguagem, você atrai a atenção do público.

Mais do que isso, você começa a criar uma conexão com seu público. Ao fazer as pessoas rirem, você causa bem-estar, faz o seu público ter uma afinidade com você.

Essa afinidade aumenta, se suas piadas envolverem referências culturais, da sua época, ou da época de seu público, pois essas referências reforçam a afinidade entre você e o público.

 

4.    Use mídias audiovisuais

Uma fala sem recursos audiovisuais (gráficos, fotos, músicas, vídeos) até pode funcionar, se você tiver uma retórica impecável.

Porém, com recursos audiovisuais, o que você expõe melhor suas ideias, atrai a atenção do público, torna sua fala mais dinâmica, interessante e ativa.

 

5.    Use o tom de voz adequado

Use um tom de voz adequado, nem gritando, nem sussurrando.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.