5 dicas para fazer redações com temas “polêmicos”
Uma das maiores dificuldades que estudantes e concurseiros encontram é a redação. Essa dificuldade aumenta, ainda mais, quando o tema da redação é “polêmico”.
Isso é, um tema como aborto, pena de morte ou corrupção é difícil de ser abordado, em uma redação, pois ele motiva as pessoas de forma passional. Logo, se não nos atermos a nossas palavras, escrevemos sobre ele com argumentos ilógicos, e mesmo coma agressividade.
Logo, como fazer para você produzir uma boa redação, quando o tema for polêmico? Para saber mais, leia nosso artigo.
1. Veja o tema de forma objetiva
A melhor forma de você abordar um tema polêmico é pela objetividade, e não fique desviando do problema principal.
Comece seu texto expondo o que você pretende abordar, de maneira explícita, mesmo que o tema seja um tabu. A falta de objetividade tira pontos, pois, dessa maneira, sua redação não trará informações relevantes, e nem servirá para debater o assunto em questão.
Pense que o principal intuito da redação é você demonstrar sua capacidade de escrever, a partir de uma estruturação textual eficaz, a partir de fatos dados.
2. Respeite os Direitos Humanos
Redações de temas polêmicos que atacam os Direitos Humanos são, quase imediatamente, anuladas em concursos, pois, propagar ideias violentas, racistas e extremistas não é tolerado em concursos.
Logo, mesmo se o tema envolver assuntos como crimes sexuais, por exemplo, não emita opiniões extremas. Mesmo que você esteja atacando uma ideia extremista, faça isso sem propagar visões radicais.
Utilize abordagens que reforcem a dignidade humana, faça mea-culpa, quando sua opinião for controversa e, principalmente, utilize argumentos sólidos e bem embasados.
3. Não ataque seus “opositores”
Um dos grandes problemas em qualquer debate é você atacar as pessoas que pensam diferente, e não as ideias. Ou, em outras palavras, você contra-argumentar sem debater os conceitos, e sim, ofendendo pessoas.
Em temas “polêmicos” essa situação se intensifica, pois, nesses casos, há uma tendência à adotar um tom passional, na defesa e ataque das ideias em questão.
Trata-se de um erro crasso, que demonstra uma incapacidade de argumentar e escrever coerentemente.
Para evitar esse problema, crie seus contra-argumentos a partir de impasses nas teorias apresentadas, e ataque esses impasses.
4. Nunca use termos ofensivos e vagos
Palavras como “Ruim” ou “Bom” são termos vagos, e fazem você perder pontos, na redação, porque não dizem nada sobre o tema. Afinal, o que é algo “bom”? Bom em relação a quê?
Já termos ofensivos (“burro”, “bobo” etc.), tornam seu texto infantilizado, garantindo diversos pontos negativos no resultado.
Prefira palavras que tenham valores mais claros, como “consistente”, “incoerente”, “precipitado”, dentre outros.
5. Seja conciso
Em uma redação de temas “polêmicos”, a concisão é fundamental. Ou seja, ao invés de ficar reforçando uma ideia repetidamente, exponha ela uma única vez, mas de maneira coerente e bem estruturada.
Ficar repetindo um mesmo argumento em partes seguidas pode sugerir que você não tem outros argumentos, e que não domina técnicas de escrita dissertativa.