5 dicas para microempreendedores da área de alimentação

Quem quer trabalhar autonomamente sabe: um dos ramos comuns de se investir é no da alimentação. Muitas pessoas interessadas em trabalhar sozinhas investem em algum serviço de comidas, principalmente confeitaria.

Imagine que você tem uma mão boa pra confeitaria: pronto, já pode abrir seu negócio de brigadeiros artesanais, por exemplo.

Empreender com serviços de alimentação é algo muito simples. A grande dificuldade é sobreviver. Afinal, há uma concorrência enorme: abrir uma casa de bolos ou fazer cupcakes personalizados é simples.

Então, como o microempreendedor desse ramo sobrevive? Como ele faz seu negócio prosperar? Confira essas 5 dicas.

 

1.     Invista em marketing digital

Ter um negócio individual, sem investir em um bom marketing digital, é muito arriscado. Isso porque nas redes sociais estarão suas melhores oportunidades de negócio – mais até do que com produção de conteúdo ou site.

Com as redes você publica fotos do seu produto, publica fotos de clientes consumindo seus produtos, interage com as pessoas, produz conteúdo informativo…

Tudo isso vai ajudar na consolidação e popularização da sua marca. Contratar uma empresa de marketing digital, inclusive, pode ser um bom investimento, nesse sentido.

Outras estratégias das redes sociais incluem: financiar influenciadores digitais, enviar amostras para eles e fazer promoções e sorteios do estilo “curta + marque amigos+ compartilhe”.

 

2.     Seja criativo

Oferecer um produto igual a muitos, que já existem no mercado, não funciona. Por isso, seus produtos precisam ser criativos. Claro que as versões tradicionais, também, precisam estar incluídas; porém, essas serão facilmente encontradas em bares e restaurantes.

Logo, é importante que você tenha uma versão ou sabor exclusivo. Por exemplo, se você faz brigadeiros, além do tradicional, coisas com frutas, licores, e nozes pode ser uma boa ideia, para destacar sua marca.

Ser criativo também é investir em detalhes. Uma montagem diferenciada ou um cartão de agradecimento, escrito à mão podem ser um recurso…

Microempreendedores falem quando não apostam em soluções criativas.

 

3.     Faça produtos sazonais

Ao longo do ano, diversas festas acontecem. Invista em produtos exclusivos para elas. Por exemplo, se você faz cupcakes, tenha sabores especiais para páscoa, festa junina, dia dos namorados, natal, etc.

Investir em produtos para festas sazonais vai ajudar seu negócio de duas formas.

A primeira, é pelo lucro extra, vindo com esses produtos especiais.

O segundo, é pela consolidação da marca. Ou seja, o consumidor vai atrás de um bolo de milho para festa junina, por exemplo, e então conhece os outros produtos.

 

4.     Esteja nos aplicativos de entrega

“Estar nos aplicativos” significa possibilitar o consumidor de fazer o pedido por diversos serviços de delivery. Trabalhar com muitos apps fará sua marca ser vista por mais pessoas.

Ter um meio de contato direto também é importante, principalmente, quando consideramos os públicos que não sabem usar apps (como idosos).

 

5.     Firme parcerias com serviços semelhantes

“Firmar parcerias” significa criar opções de produtos das duas marcas vendidas como um “combo” ou ainda, dar cupons de desconto. Você mescla os públicos e faz networking.

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