5 dicas para transformar sua floricultura
Se você tem uma floricultura, loja de jardinagem, empresa de paisagismo, ou simplesmente uma banca de flores, provavelmente, já percebeu: as pessoas estão comprando mais flores. Flores, arbustos, mudinhas, suculentas, samambaias…
A verdade é uma só: desde 2010, as pessoas estão comprando mais plantas!
Se você gosta de plantas, gosta de investir nelas, acredita no potencial desse mercado, isso significa que agora é um ótimo momento para fazer o seu negócio crescer. Mas como fazer isso? Primeiro: conhecendo seu público.
Isso porque, os grandes consumidores de plantas, samambaias e afins são jovens da dita Geração Millennial, isso é, pessoas nascidas entre 1980-1995. Assim, atingir esse público depende de algumas ações pontuais.
Mas certamente efetivas: é, praticamente, uma alegoria dos nossos dias, a imagem do jovem adulto e seu apartamento cheio de samambaias.
Então, confira essas dicas e transforme sua floricultura.
1. Faça as plantas serem divertidas
Fazer “as plantas erem divertidas” é uma forma de falarmos para você investir em uma comunicação lúdica. Seu site não pode ser apenas uma série de fichas botânicas sobre plantas. Humanize as plantas, dê uma personalidade a elas, por assim dizer.
Fale sobre plantas e sobre sua loja, por uma abordagem criativa. Informações sobre plantas, há em todo o lugar.
O diferencial de seu negócio deve ser uma personalização de seu serviço. Uma característica só dele.
Por exemplo, conte histórias sobre espadas-de-são-jorge. Evoque a memória afetiva das pessoas, com samambaias (uma planta tão “casa de avó”). Reforce o tom esotérico, de plantas como o comigo-ninguém-pode.
A conta de Instagram e Facebook de seu negócio devem falar sobre ele (horários, valores), porém, você pode incluir conteúdo informativo e interativo, publicar fotos de clientes satisfeitos, conversar com usuários…
Contratar uma equipe de marketing especializada é recomendado.
2. Crie um site interativo
Outro investimento de marketing necessário, o site. Você pode usar um servidor mais simples. Mas um site divertido (com abas em Flash, músicas, vídeos, cores diferenciadas) vai atrair um público mais jovem, e interessado.
Informar sobre a loja e os produtos é vital para qualquer negócio. Porém, a informação não precisa ser um simples texto, em uma página de fundo branco.
Incluir vídeos das plantas é, ainda, outro ponto que vai destacar seu negócio.
3. Tenha plantas raras
Venda plantas raras, vindas de produtores muito especializados – isso é, produtores de plantas importadas ou exóticas, ou que produzam plantas comuns com grande nível de excelência.
Procure por eles em feiras de expositores específicas do setor, ou através das redes sociais.
4. Invista em acessórios diferentes
Pessoas que gostam de plantas também gostam de acessórios heterogêneos. Vasos artesanais, ou de esculturas, cachepots de tricot ou crochê, suportes originais são alguns exemplos.
Procure artesãos e ateliês e firme parcerias exclusivas. Faça os acessórios serem um diferencial da sua loja.
5. Invista em e-commerce
Vender plantas online ainda é algo meio trabalhoso e dispendioso, principalmente pelo transporte, que exige cuidados extras. Porém, investir em e-commerce vai aumentar seus lucros. Muitas vendas acontecem online.