5 dicas para otimizar os estudos na volta às aulas

A volta às aulas pode ser um momento de desafio para muitos estudantes. Além de estarem desacostumados à rotina escolar, muitos alunos ainda têm dificuldade para manter a concentração nas aulas e estudar de forma consistente após o longo período de férias.

A maioria das instituições de ensino dão férias de cerca de dois meses no verão. Isso faz com que os estudantes saiam da rotina para descansar e curtir as festas de fim de ano e os eventos que marcam essa estação. Mas as férias são para isso mesmo: descansar e curtir. Na volta às aulas, com a mente descansada, os alunos podem ter um melhor rendimento, retomando a rotina de estudos com foco. 

Volta às aulas.
Retomar a rotina na volta às aulas pode ser um desafio. Imagem: Reprodução

5 dicas para a volta às aulas

Veja a seguir cinco dicas de como retomar a rotina de estudos na volta às aulas de uma maneira leve, mas que garanta bons resultados ao longo do ano letivo e nos principais exames e avaliações de 2024!

Estabeleça uma rotina de estudos

Em primeiro lugar, para retomar os estudos com tudo em 2024, organize a sua rotina! É importante ter horários preestabelecidos para cada atividade do dia a dia. Comece fazendo uma lista de todas as suas demandas e, ao lado, anote os horários daquelas atividades que têm hora fixa, como a escola, por exemplo. 

Em seguida, avalie quais são os horários livres e encaixe as demais atividades, de modo a não deixar sua rotina muito corrida. A partir disso, reserve  um momento exclusivo para estudar em casa, seja os assuntos da escola, ou seja os conteúdos do vestibular ou do Enem, por exemplo.

Estude o conteúdo antes da aula 

Uma das formas de voltar às aulas com sucesso, conseguindo a aprovação logo nas primeiras unidades ou bimestre, é se preparar com antecedência para cada aula. Geralmente os professores apresentam um cronograma para a disciplina, indicando quais assuntos irão trabalhar nas próximas semanas.

Sempe que possível, leia sobre os assuntos da aula um ou dois dias antes, considerando o cronograma da disciplina. Assim, você terá mais facilidade de compreender o que o professor vai  ensinar e poderá sanar suas dúvidas com maior assetividade. 

Revise com frequência 

Para garantir a qualidade do seu processo de apredizagem, inclua na sua rotina de estudos um momento diário ou semanal para revisar os assuntos que você já estudou. Se você estudar um assunto nesta semana e ele for cobrado em uma prova somente daqui a dois meses, por exemplo, você poderá ter esquecido grande parte do conteúdo. A revisão evita que você esqueça os pontos principais do assunto, garantindo a fixação daquele conhecimento. 

Varie os métodos de estudo

Adotar métodos de estudo diferenciados também vai te ajudar a impulsionar sua rotina na volta às aulas. Tente sair da rotina de estudar apenas lendo a teoria. Além disso, aposte em escrever resumos, fazer fichamentos, responder questões, criar mapas mentais e flashcards. Procure os métodos que melhor atendem ao seu perfil.

Assim, você tornará o momento de estudo mais dinâmico, facilitando a retomada da rotina nesse início de ano letivo. Além disso, você terá mais qualidade no processo de aprendizagem, podendo usar melhor o seu tempo.

Conte com seus professores

Por fim, aproveite bastante os seus professores. O início do ano letivo também é o momento de conhecer os novos professores e de se adpatar aos métodos de ensino deles. Aproveite esse período e troque conhecimento com os docentes, faça perguntas e seja participativo em sala de aula. Isso ajudará a ter um bom desempenho ao longo do ano letivo.

Colocando essas dicas em prática, a volta às aulas será mais leve e bastante produtiva, tornando o segundo semestre menos difícil de encarar!

Leia também Bolsas do Ensino Médio: governo iniciará pagamentos a partir de março; saiba mais sobre o programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.