5 filmes educativos para assistir com as crianças nas férias de verão
As férias de verão são o maior período de descanso escolar. Além de marcar a separação entre a progressão de uma série para outra, é um momento em que as crianças e adolescentes mais passam tempo com os familiares, pois ficam cerca de dois meses, ou mais, sem aulas. Os filmes educativos podem salver o tempo livre nesse período.
Ao mesmo tempo em que esse é o momento ideal para atividades fora de casa, para gastar a energia dos pequenos ao ar livre, seja com a prática de esportes ou em um dia na praia, nem sempre os pais estão tão disponíveis nesse período de férias de verão.
Além disso, com as altas temperaturas no Brasil, a exposição ao sol deve ser moderada, fazendo com que muitos pais precisem adminitrar melhor o tempo livre dos pequenos nesse início de ano.
Uma das formas de mantê-los ocupados e entretidos é apostar em atividades educativas, como jogos de tabuleiro que desenvolvem o raciocínio lógico de forma divertida, cadernos de desenho e pinturas em telas, por exemplo!
O uso de telas, por outro lado, pode ter diferentes impactos nas crianças durante as férias, especialmente a depender do tempo de tela e do conteúdo consumido. Muitos pais acabam optando por liberar o acesso a celulares e televisão. E isso nem sempre é um problema. Basta adequadar o tempo de tela à idade do seu filho e definir quais são os conteúdos que ele poderá assistir.
Uma excelente opção para passar tempo com os pequenos nas férias de verão são os filmes educativos, observando, claro, a faixa etária do seu filho. Pensando nisso, apresentamos a seguir uma breve lista de filmes para ver com as crianças nesse período. Confira a seguir!
5 filmes educativos para ver com crianças
O Menino e o Mundo
A nossa primeira dica é um filme brasileiro de animação, com roteiro edireção de Alê Abreu. A obra “O Menino e o Mundo” conta a história de uma criança que vê o seu pai deixar o lar, em um ambiente rural, em busca de melhores condições de vida, na cidade grande. O garoto faz as malas e segue o pai, desconbrindo um mundo cinzento e cheio de desigualdades. Assim, o filme faz uma crítica à decadência de políticas extremistas e da sede por poder dos seres humanos.
O Dragão do Meu Pai
Já a animação “O Dragão do Meu Pai”, disponível na Netflix é baseado em um livro infantil escrito em 1948. O personagem principal, um garoto chamado Elmer, se aventura ao tentar ajudar a sua mãe viúva. Nessa trajetória de aventura fantástica, o pequeno descobre o valor da amizade.
O Menino do Pijama Listrado
Outro filme inspirado em um clássico da literatura que aborda o tema da amizade é o filme “O Menino do Pijama Listrado”. Com classificação indicativa de 12 anos, essa obra é dramática, pois retrata a história de amizades entre dois garotos, sendo Samuel um judeu aprisionado em um campo de concentração, enquanto Bruno era filho de um nazista. A obra se ambienta durante a Segunda Guerra Mundial.
Luca
Com classificação livre, “Luca”, uma obra mais recente não poderia faltar nessa lista de filmes educativos pois essa animação da Disney promove uma reflexão sobre preconceito e aceitação a partir da trajetória do personagem principal Luca, um monstro marinho que toma forma humana e quer conhecer o mundo dos humanos em uma aventura divertida.
Nausicaä do Vale do Vento
Por fim, recomendamos a animação chinesa “Nausicaä do Vale do Vento”. A personagem principal, Nausicaä vive em um cenário pós uma guerra que destruiu a civilização humana e quase todo ecossistema da Terra. A obra promove uma reflexão sobre a preservação da natureza.
Leia também SiSU 2024 recebe inscrições para mais de 260 mil vagas a partir desta segunda (22); saiba mais.