6 formas de tornar um trabalho cansativo, menos cansativo
Se você faz um trabalho muito técnico ou muito burocrático, com certeza você já viu a situação: uma atividade que é muito repetitiva ou que exige muita atenção, mas que não é muito interessante.
Esses trabalhos são, na falta de nome melhor, trabalhos chatos, e há vezes em que não temos como evitar eles. Coisas do tipo “cadastrar produtos”, “atualizar informações pessoais”, “analisar resultados” são tarefas extenuantes, justamente por exigirem mais do psicológico, do que do físico – são repetitivos, mas nem sempre tranquilos.
Como lidar com esse tipo de trabalho? Como fazer ele não ser algo tão penoso? Confira aqui 6 dicas, e mãos à obra.
1. Elogie as pessoas que estão trabalhando com você
Fazer elogios às pessoas que estão fazendo o trabalho cansativo com você é um ótimo recurso, para tornar ele menos “chato”. Não é qualquer elogio, claro, mas sim, observações pontuais, e referentes à atuação dos seus colegas.
Esses elogios fazem com que as pessoas à sua volta se sintam confortáveis e mais confiantes. Logo, mais relaxadas. O importante, aqui, é quebrar a tensão.
Um elogio faz bem à autoestima das pessoas, faz elas acreditarem mais na própria capacidade, cria um ambiente de trabalho confortável, onde um sente que pode confiar no outro.
2. Alterne atividades repetitivas com pequenas tarefas diferentes
Se você está fazendo uma tarefa muito repetitiva, uma boa alternativa é alternar ela com outras, mas de outra natureza.
Por exemplo, você está organizando arquivos por ordem alfabética. Depois de uns instantes, pare por alguns minutos e, comece a se dedicar a coisas como passar um café, lavar as xicaras da pia, ou varrer um pouco a sala.
Essa quebra de certo padrão de comportamento ajuda seu cérebro a “descansar” aquela habilidade, enquanto você faz alguma coisa de outra natureza.
3. Se levante e ande pelos lugares
Andar ajuda a fazer o sangue circular melhor, além de ativar partes de seu corpo que, sentado, você, praticamente, até esquecia que tinha.
Além disso, andar também traz novas informações (visuais) para o seu cérebro. Isso pode ser rejuvenescedor, porque quando você volta ao seu lugar, sua cabeça seu cérebro começa a processar o entorno de novo.
4. Beba água
Beber água permite que seu corpo de renove, porque a água ajuda seus rins a expelirem substâncias nocivas e o estômago a digerir fibras. Por vezes, a sensação de mal-estar em um trabalho é ampliada, por uma alimentação e hidratação inadequadas.
Além disso, consumir água ajuda a manter a temperatura corporal. Sentindo calor, você terá batidas de coração mais rápidas, e mais suor.
5. Não peça coisas – vá atrás delas
Imagine que você precisa de outra canela, um clipe ou o grampeador… Pedir para alguém te entregar pode ser um recurso, mas ir atrás por sua conta ajuda você a se distrair e descansar a mente.
6. Conte piadas
Além de elas quebrarem o clima tenso, são uma forma de rir de uma situação incontornável – o trabalho penoso.