5 recursos de baixo investimento, para você divulgar seu negócio sem fazer spam
Uma das maiores dificuldades de empresas e sites que baseiam seu negócio, massivamente, na internet, é a divulgação.
Isso porque, recursos de divulgação tradicional, como envio de propaganda por e-mail e anúncios em redes sociais, eventualmente se tornam spam.
O Spam é um velho conhecido de todos os usuários: trata-se da propaganda massiva, seja por e-mail, seja em comentários e mensagens em redes sociais.
A vantagem do spam é ser uma divulgação que chega a milhares usuários. A desvantagem é que sua empresa fica marcada de forma negativa, pelos usuários que não queriam receber seu conteúdo.
Já o segundo recurso, é com um plano de marketing dispendioso. Há diversas empresas de marketing digital de qualidade. Porém, é um investimento alto.
O que poucos empreendedores sabem, é que existem formas eficazes e de baixo custo, de divulgação.
Você sabe quais são elas? Confira abaixo algumas.
1. Mailing autorizado
Se comunicar com clientes, e eventuais clientes, é um recurso muito válido. É o chamado mailing.
Criar uma ferramenta de mailing autorizado é um ótimo recurso, para você atualizar seus clientes e eventuais clientes, sobre sua empresa, ofertas, produtos e afins.
Um e-mail de marketing não é um spam, na medida em que ele é uma inscrição voluntária. Além disso, pode ser cancelado no momento que o usuário quiser.
Se você não tiver facilidade para criar um mailing sozinho (e de forma gratuita), contrate uma empresa.
2. Apps de mensagem
Outra maneira de você divulgar seu trabalho é com marketing b2c. Nesse formato, você fala diretamente com o consumidor.
A forma mais eficaz de fazer isso é por meio de apps de mensagem, dentre eles, o WhatsApp e o Telegram.
Criando grupos nesses apps, você consegue fazer um atendimento mais personalizado, ter feedbacks mais rápidos, monitorar demandas, entre outros.
Outra vantagem, é que nos grupos, os usuários podem trocar informações entre si. Ou seja, seus clientes geram engajamento para sua marca.
3. Fanpages em redes sociais
Sem uma fanpage em uma rede como Facebook ou Instagram, dificilmente seu negócio é encontrado. Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não participe de uma ou várias, redes sociais.
Com as redes, você cria uma persona do negócio, um perfil que divulga a empresa, os serviços e atualização, e interage com os demais usuários.
Nesse caso, divulgando notícias relevantes, criando memes etc.
4. Fóruns de nicho
Fóruns no seu nicho de atuação podem se tornar ferramentas eficazes.
Em um fórum, você acompanha o marketing orgânico gerado por seus serviços ou produtos, vê o feedback de usuários, e se informa sobre a concorrência.
Além disso, você descobre atualizações no seu ramo, isso é, novos produtos, serviços e demandas.
5. Eventos presenciais
Participar de eventos é vital, para a captação de novos clientes. Porém, eles também servem para a cristalização de clientes antigos.
Além disso, possibilitam marketing b2b. Você conhece outras empresas, firma parcerias, descobre lacunas de mercado.
Além, claro, de aparecer nas mídias.