5 sinais de que a cultura da empresa é tóxica
Nem sempre, o contexto de uma empresa favorece uma jornada de trabalho tranquila e acolhedora. Há ramos de negócios e serviços que são extremamente extenuantes.
Contudo, a cultura da empresa faz toda a diferença, nesses casos. Trabalhos estressantes podem ser administrados de uma forma mais tranquila – ou mais pesada. E isso faz toda a diferença, tanto no atendimento aos clientes, quanto na produtividade dos funcionários.
A forma como essa administração de capital humano se dá é a cultura da empresa. Se a sua empresa tem uma cultura pró-funcionário, ela certamente contribui para seu crescimento, acolhimento e avanço.
O grande problema, é quando temos uma cultura empresarial que não considera os colaboradores.
Qual é a cultura da sua empresa? Veja 5 sinais de toxicidade corporativa:
1. Decisões arbitrárias e verticais
Uma decisão vertical é aquela que é assumida por alguém de hierarquia superior, dentro de uma empresa. Algo normal, e necessário em muitos casos.
Porém, se além dessa verticalidade, acontece a arbitrariedade… Atenção: isso é um sinal de empresa tóxica.
Uma decisão arbitrária (que pode ser entendida aqui como “aleatória”, “motivada por razões obscuras”) nem sempre favorece projetos e vida funcional de colaboradores.
2. Sem espaço para contribuições
Uma cultura que se preocupe com o avanço de projetos e crescimento de seus funcionários, certamente, permite que eles tragam suas visões, opiniões e crenças. Essa abertura é necessária, para que todos os integrantes caminhem juntos.
Claro, essas visões devem ser feitas dentro de limites administrativos, e de respeito profissional e pessoal. Opinar não é atacar, sugerir não é impor.
Sem essas brechas, projetos se tornam tarefas árduas e não-significativas para os envolvidos. Uma empresa sem uma cultura da contribuição coletiva não avança. Uma cultura empresarial tóxica não estimula a proatividade e criatividade dos funcionários.
3. Uma cultura maniqueísta
Uma empresa com cultura maniqueísta é uma empresa toxica.
O maniqueísmo empresarial acontece, quando a cultura da empresa é muito voltada para o “se doar”, “abrir mão do seu tempo”, “vestir a camisa”, e outros chavões.
Claro que é vital para uma empresa, funcionários que se dedicam, se esforçam, doam sua energia criativa…
Porém, todos nós temos uma vida, para além do trabalho. Corporações que exigem o desprendimento, por parte do funcionário, são toxicas.
4. Políticas internas anti-desenvolvimento profissional
Existem empresas com uma cultura tóxica inacreditável: o antidesenvolvimento profissional.
Ou seja, os gestores veem funcionários que buscam o aprimoramento de suas hard skills com maus olhos. Não há estímulo a funcionários que queiram fazer cursos, participar de palestras e congressos e afins.
O ego e o medo de um rebaixamento alimentam essa cultura tóxica, tão cruel com funcionários que queiram avançar no seu conhecimento.
5. Cultura punitivista
Uma cultura empresarial punitivista é aquela na qual, o estímulo para projetos é o “senão…”. Ou seja, a ameaça de consequências negativas, no caso do não-cumprimento de tarefas.
O medo constante de receber punições afeta o bem-estar emocional dos funcionários, além de minar a criatividade e proatividade.