5 sinais de que você precisa de um psicólogo ou psiquiatra
Quando devemos procurar um profissional de saúde? Veja 5 sinais.
Quando tratamos de saúde mental, existem muitos preconceitos e mitos acerca das doenças e transtornos mentais.
Se hoje a ideia de que “psicólogos só atendem os ‘loucos’” [sic] foi combatida, ainda há muitas questões a serem trabalhadas, a começar pelo “perfil” dos pacientes, por assim dizer.
O fato é que o “perfil” de pessoas que sofrem doenças e transtornos mentais, simplesmente não existe. Isso é, todos podem vir a sofrer com essas doenças e transtornos mentais.
A evolução dos estudos psicológicos mostra que problemas como depressão ou ansiedade não são exclusivos de um gênero, classe social, categoria de trabalho, ou de qualquer outro recorte social.
Entretanto, a busca por ajuda é algo que precisa ser notado e apontado. Muitas pessoas só procuram o auxílio e tratamento de um profissional de saúde mental quando chegam a um extremo.
Logo, quando devemos procurar um profissional de saúde? Veja 5 sinais.
1. Você tem pensamentos obsessivos
Ter pensamentos insistentes sobre algo pode ser saudável, se essa insistência for moderada por limites. Por exemplo, quando você insiste em projetos profissionais.
Contudo, essa insistência não pode adentrar sua vida pessoal. O objeto de sua insistência não pode ser o sentido sua existência. Esse é um cenário de obsessão.
Uma obsessão leva a pessoa a não conseguir fazer mais nada em sua vida. Ela não age de forma saudável. Não respeita decisões e vontades de outrem, contrárias às suas.
2. Você pensa sobre morte ou (auto)flagelação
Pensar sobre a morte, ter medo de se ferir, imaginar acidentes ou ferimentos é normal, até certo ponto. Normal, porque essas são situações que fazem parte da vida.
Contudo, se você tem pensado demais nesses assuntos, se a morte ou pensamentos de flagelação são recorrentes, eis o alerta.
Pensamentos sobre morte ou autoflagelação podem indicar uma busca, inconsciente, pelo fim de um momento desagradável, uma fuga.
Trata-se de um recurso inconsciente, que a mente cria, buscando aliviar demais problemas. Por mais contraditório que seja.
3. Você perdeu a vontade
A falta de vontade de fazer qualquer coisa é chamada de “Apatia” e suas causas podem ser variadas. Nem sempre, a apatia é sinal de uma doença ou transtorno mental.
Porém, doenças como a depressão podem ter apatia como sintoma. Quem poderá dizer se a sua apatia é física (desnutrição, por exemplo) ou mental é apenas um psiquiatra.
4. Você não vê sentido na vida
A falta de sentido na vida não é, necessariamente, um sinal de tendências suicidas. Mas pode ser um sintoma de uma crise profunda, que impede você de viver bem.
Não é vontade de morrer, mas a falta de interesse em qualquer coisa. Você simplesmente age, sem pensar. Isso pode evoluir para um transtorno mental.
5. Você sentiu vontade de procurar
Quando você sente que precisa de um psicólogo ou terapeuta, esse é um bom indício para começar um tratamento. Participar de sessões de escuta ativa é sempre válido. E isso é o que terapeutas fazem.