Programa libera MAIS de 500 vagas para curso técnico em TI GRATUITO
Profissionais e alunos do ensino médio poderão se candidatar
O programa “Voucher Desenvolvedor” é um programa de incentivo ao desenvolvimento profissional, o qual oferece mais oportunidades de emprego. Sua finalidade com o curso técnico em TI é atingir as camadas mais necessitadas, por conta da sua gratuidade.
Assim, o curso técnico em TI (Tecnologia da Informação) proporcionado pelo programa, não terá custo para 140 profissionais e 400 estudantes da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul, que se interessem em atuar no segmento.
Curso técnico em TI é uma porta de entrada para um futuro profissional
O estado do Mato Grosso do Sul assumiu o compromisso com a educação da comunidade, principalmente com os estudantes da Rede Estadual de Ensino. Isso aconteceu após a identificação da necessidade no mercado, que requer profissionais qualificados nesse campo.
Portanto, atuar como programador ou desenvolvedor de software em geral, é uma atividade vital para o Estado. Ademais, é uma ótima chance de ter uma remuneração mais elevada.
Nesse sentido, a iniciativa do Governo Estadual aproximará os estudantes do mercado de trabalho. Assim, os estudantes serão preparados para ingressarem no mercado, tendo oportunidades de emprego e gerando renda para suas famílias.
O curso técnico em TI do “Voucher Desenvolvedor” faz parte do programa “MS Qualifica”, que objetiva capacitar profissionais para suprir a demanda do mercado. Conquanto, a elaboração do projeto foi feito em sistema de parceria da Fecomércio (Sistema de Federação do Comércio), Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Sed (Secretaria de Educação).
Avaliações aconteceram neste domingo (28)
As inscrições aconteceram do dia 21 de novembro até o dia 19 de janeiro. Assim, foram cerca de 2.245 indivíduos participantes neste processo seletivo.
A avaliação escrita aconteceu ontem, domingo (28). Conquanto, as aulas têm programação para começar no mês de março. Na verdade, ao total, serão 540 vagas, distribuídas da seguinte maneira:
- 30 para a cidade de Ponta Porã;
- 300 para a cidade de Campo Grande;
- 90 para a cidade de Três Lagoas;
- 90 para a cidade de Dourados;
- 30 para a cidade de Corumbá.
Os órgãos envolvidos se surpreenderam com a alta demanda recebida. Por isso, as mais de 2 mil pessoas passarão pelo processo seletivo a fim de definir o perfil adequado.
Assim que os cursos começarem, o programa terá continuidade conforme as vagas disponíveis no mercado. Dessa forma, como o curso terá duração de 16 meses, possivelmente em seis meses, alguns alunos já estarão realizando estágio.
Parcerias e investimento no curso técnico em TI
Para promover o curso técnico em TI, foi feita uma parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), sendo investidos nisso cerca de R$ 2,6 milhões. Isso porque o projeto contará com 17 turmas, totalizando, como citado, 16 meses de duração e carga horária de 1.200 horas.
A celebração de mais essa parceria para o avanço do Estado, contribui para moldar a educação e atender às demandas do mercado, especialmente no setor tecnológico. Afinal, este é um setor que está em constante crescimento. O programa é uma iniciativa significativa para a sociedade.
Esse curso técnico em TI contribuirá para a transformação da realidade mato-grossense, que conta com boa mão de obra no setor, mas não suficiente. Serão mais de 500 profissionais qualificados, conectados com as empresas da área.