Confira 6 exercícios sobre crase para nunca mais errar
Veja 6 exercícios práticos que vão ajudá-lo a dominar de vez essa regra gramatical.
Você já se pegou em dúvida sobre o uso da crase? Esse pequeno sinal, representado por um acento grave (à), costuma causar grandes confusões na hora de escrever. Apesar de parecer complicado, entender a lógica por trás da crase pode ser mais simples do que você imagina.
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Pensando nisso, preparamos um guia prático com 6 exercícios indispensáveis para que você domine de vez essa regra e nunca mais tenha problemas com ela. Seja para uma redação, e-mail profissional ou prova de concurso, essas atividades vão ajudá-lo a usar a crase com confiança e precisão. Vamos começar?
Exercícios com crase
Questão I
Preencha as lacunas do texto abaixo com “a”, “as”, “à” ou “às”:
Alice deu muito trabalho ____ professora Mércia. A professora contava-me ____ sua aflição diante do desinteresse da aluna, a qual ia ____ festas das amigas, mas nunca tinha tempo para estudar.
A ordem correta de preenchimento das lacunas é:
A) a, à, as.
B) à, a, às.
C) à, à, às.
D) a, a, às.
E) à, à, as.
Resposta certa:
Alternativa “B”.
Lacunas preenchidas: “Alice deu muito trabalho à professora Mércia. A professora contava-me a sua aflição diante do desinteresse da aluna, a qual ia às festas das amigas, mas nunca tinha tempo para estudar”.
Os verbos “deu” e “ia” exigem a preposição “a”. Seus complementos, “professora” e “festas”, são acompanhados pelos artigos definidos femininos “a” e “as”, que se combinam com a preposição, resultando no uso da crase. Já o verbo “contava” possui como objeto direto a expressão “a sua aflição”, que não demanda preposição.
Questão II
Preencha as lacunas do texto abaixo:
__________ descobrimos pequenos segredos que nos fascinam. E entendemos que todas __________ que estivemos confusos e perdemos __________ de saber era porque não estávamos __________ com nossa realidade.
A ordem correta de preenchimento das lacunas é:
A) Às vezes, as vezes, a vontade, à vontade.
B) As vezes, às vezes, à vontade, a vontade.
C) À vontade, as vezes, a vontade, às vezes.
D) A vontade, as vezes, à vontade, às vezes.
E) Às vezes, as vezes, à vontade, a vontade.
Resposta certa:
Alternativa “A”.
Lacunas preenchidas: “Às vezes descobrimos pequenos segredos que nos encantam. E percebemos que todas as vezes em que nos sentimos confusos e sem vontade de compreender algo, era porque não estávamos à vontade com a realidade que nos cercava”. Nesse contexto, as expressões “às vezes” e “à vontade” são locuções adverbiais, enquanto “as vezes” e “a vontade” correspondem a artigo seguido de substantivo.
Questão III
Preencha as lacunas do texto abaixo:
Em referência ____ tantas manifestações de repúdio, só posso dizer que tenho horror ____ qualquer ato ilegal, mas recorro ____ premissa do benefício da dúvida.
A ordem correta de preenchimento das lacunas é:
A) à, à, à.
B) a, a, a.
C) a, à, à.
D) à, à, a.
E) a, a, à.
Resposta certa:
Alternativa “E”.
Lacunas preenchidas: “Em referência a tantas manifestações de repúdio, só posso dizer que tenho horror a qualquer ato ilegal, mas recorro à premissa do benefício da dúvida.” Na primeira e na segunda ocorrências, há apenas a preposição “a”. Já na última, ocorre a fusão da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”, caracterizando o uso da crase.
Questão IV
Em todas as orações abaixo, o uso do acento grave é obrigatório, exceto:
A) Estávamos à distância de 50 metros de nosso destino.
B) Vimos nossos pais à distância, como se não fossem eles.
C) Percebemos que estavam à distância de poucos metros.
D) Ficamos à distância de alguns passos apenas.
E) Eles ficaram à distância de dois metros e meio.
Resposta certa:
Alternativa “B”.
O uso do acento grave é necessário na locução adverbial feminina “à distância de” quando a distância está especificada ou qualificada. Por outro lado, na expressão “a distância”, o acento grave não é utilizado, já que a distância não é especificada. Assim, temos: “Vimos nossos pais a distância, como se não fossem eles”.
Questão V
A crase não é a fusão entre:
A) a preposição “a” e o artigo feminino “a”.
B) a preposição “a” e o artigo feminino “uma”.
C) a preposição “a” e o pronome demonstrativo “aquela”.
D) a preposição “a” e o pronome demonstrativo “aquele”.
E) a preposição “a” e o pronome relativo “a qual”.
Resposta certa:
Alternativa “B”.
A fusão entre a preposição “a” e o artigo feminino “uma” não acontece. Por isso, não há crase quando essas duas palavras se combinam.
Questão VI
Quanto a frase “pediu dinheiro à tia e ficou atento à sua reação”, é possível afirmar:
A) O verbo “pedir” é apenas transitivo direto.
B) A expressão “à tia” é um complemento nominal.
C) O adjetivo “atento” não pede complemento.
D) A expressão “à sua reação” é complemento nominal.
E) O uso de acento grave em “à sua reação” é obrigatório.
Resposta certa:
Alternativa “D”.
O verbo “pedir” é transitivo direto e indireto, o que significa que ele exige dois complementos: um objeto direto e um objeto indireto. No caso, o objeto indireto, introduzido pela preposição, é “à tia”. O acento grave se aplica porque ocorre a fusão da preposição “a” com o artigo definido “a” que acompanha o substantivo “tia”. Já o termo “atento” funciona como um adjetivo e apresenta um complemento nominal iniciado por preposição, no caso, “à sua reação”. Vale destacar que, diante do pronome possessivo “sua”, o uso do acento grave é opcional.