7 castanhas que são poderosas e agem contra o colesterol ruim
Se você está em busca de uma maneira deliciosa e natural de combater o colesterol ruim, temos a solução: as castanhas.
Esses pequenos tesouros da natureza não apenas são irresistíveis ao paladar, mas também carregam consigo um arsenal de nutrientes que podem ser aliados poderosos na promoção de uma saúde cardiovascular exemplar.
Vamos explorar as sete castanhas que podem ser suas grandes aliadas nessa jornada nutricional. Leia a seguir e surpreenda-se!
7 castanhas que são poderosas e agem contra o colesterol ruim:
1. Castanha-do-Pará
Conhecida também como castanha-do-Brasil, essa supercastanha é rica em selênio, um mineral que atua como um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres e contribuindo para a redução do colesterol ruim.
2. Castanha de caju
Seguindo a lista, além de serem irresistivelmente crocantes, as castanhas de caju são carregadas com ácidos graxos insaturados, que auxiliam na redução dos níveis de LDL, o temido colesterol ruim.
3. Noz
As nozes-pecãs, ou simplesmente nozes, são uma fonte rica de ácido oleico, o mesmo encontrado no azeite de oliva.
Esse ácido, por sua vez, ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) e a diminuir os níveis de colesterol ruim.
4. Amêndoa
Com uma textura crocante e sabor suave, as amêndoas são repletas de fibras, vitamina E e antioxidantes, que contribuem para a saúde cardiovascular, combatendo o colesterol LDL.
5. Castanha de baru
Originária do cerrado brasileiro, a castanha de baru é uma excelente fonte de fibras solúveis, que auxiliam na redução da absorção de colesterol pelo organismo.
6. Avelã
Ricas em fitosteróis, as avelãs têm propriedades que imitam o colesterol, competindo com ele pela absorção no intestino e, assim, ajudando a reduzir os níveis de colesterol ruim.
7. Castanha de macadâmia
Por fim, as castanhas de macadâmia são uma fonte de gorduras monoinsaturadas, que desempenham um papel crucial na redução do colesterol LDL e na promoção da saúde cardiovascular.