7 dicas de estudos para materiais de PDF

otimize seus estudos

Estudar na frente de um laptop, tablet ou smartphone pode ser um desafio no quesito concentração, mas é impossível ignorar os inúmeros benefícios proporcionados pelas ferramentas e recursos digitais.

Livros físicos ainda são muito usados para os estudos, considerando sua acessibilidade em bibliotecas públicas ou dentro das universidades, mas há igual valor nos materiais digitais. Especialmente quando falamos dos cursos mais atualizados, os quais não são publicados em papel e existem apenas online.

O mais comum é que esses materiais de estudo digitais venham no formato PDF, utilizado por sua versatilidade (já que compreende texto e imagens) e compatibilidade com quase todos os dispositivos digitais. Tanto para quem está fazendo uma faculdade quanto para concurseiros, eles são muito úteis.

Hoje nós vamos ensinar 7 dicas de estudos interessantes envolvendo os conteúdos eletrônicos no formato PDF, muitos dos quais temos certeza que você desconhece! Com essas dicas, a sua rotina de estudos vai se tornar muito mais prática e conveniente, algo indispensável no cotidiano atual.

1 – Converta e evite problemas de incompatibilidade

Nem todo dispositivo eletrônico é capaz de abrir qualquer arquivo, especialmente os documentos de texto. Aqueles criados no Word, por exemplo, estão entre os mais “problemáticos”, com a formatação sendo completamente perdida quando se troca o aparelho. Por isso, converter Word em PDF é o ideal.

A conversão pode ser feita usando serviços online gratuitos, sem dificuldade e em poucos segundos. Nem todos os dispositivos permitirão que faça anotações e outras mudanças nos documentos digitais, mas ao menos você conseguirá ler o conteúdo do texto e ver as imagens sem quaisquer transtornos.

2 – Faça marcações de trechos importantes

Um dos grandes benefícios de estudar com materiais físicos é a possibilidade de fazer anotações, mas nem todos sabem que essa mesma atividade pode ser replicada com documentos digitais! Na verdade, a situação é ainda mais simples, considerando que os livros das bibliotecas não podem ser rabiscados.

A marcação de um PDF pode ser feita de diferentes formas, dependendo do dispositivo, com canetas digitais em cores que se destacam, com “pin” em trechos importantes ou mesmo via anotações feitas à mão e digitadas. O mais importante é que a tarefa te dá a possibilidade de customizar seu material.

3 – Extraia apenas o que é importante

Não é incomum que, ao estudar com documentos em PDF, muitas páginas sejam irrelevantes às suas necessidades, considerando temas específicos sobre os quais esteja buscando informações. Você pode simplesmente “pular” esses materiais, mas a alternativa mais prática é extrair o que é relevante.

Editores de PDF permitem que exclua páginas de um documento e mantenha apenas o que é do seu interesse, deixando o documento mais leve e conciso. Para quem estuda utilizando textos salvos na nuvem, a dica ajuda para que o arquivo seja carregado mais rápido e consome menos dados móveis.

4 – Compartilhe materiais antigos do domínio público

Se existe um aspecto de documentos em PDF que merece ser exaltado é a possibilidade de multiplicá-los. Enquanto livros exigem cópias físicas que gastam papel (ruim ao meio ambiente), materiais digitais não possuem esse ônus, podendo ser copiados e compartilhados sem prejuízos para quem os estuda.

Vale a pena compartilhar materiais relevantes (sem direitos autorais, é claro) com colegas, um tipo de ajuda mútua que facilita o cotidiano de estudos de todos. Isso vale especialmente se já tiver separado o que é relevante, como mencionado antes, evitando que colegas de curso tenham o mesmo trabalho.

5 – Baixe arquivos e desconecte-se da internet

Essa dica de estudos com materiais em PDF não está relacionada com o seu formato em específico, mas com o meio onde ele é manejado: os dispositivos eletrônicos! Uma reclamação muito comum de quem prefere os livros físicos é “me distraio muito fácil na frente de uma tela”. Pois existem soluções!

A prática é ativar o modo avião do smartphone ou tablet, mas você pode também simplesmente desconectar o dispositivo da internet, evitando que receba mensagens e notificações que tiram a sua concentração. Naturalmente, essa dica pede disciplina, mas é útil para quem se distrai com facilidade.

6 – Busque materiais apenas em plataformas confiáveis

A facilidade de acesso a conteúdos para estudo é uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo em que há a democratização do conhecimento, corremos o risco de esbarrar em materiais não confiáveis. Isto é: documentos ou livros com dados incorretos ou desatualizados que prejudicam a rotina de estudos.

A melhor maneira de evitar esse problema é limitar o download àquelas plataformas confiáveis, em especial editais oficiais publicados pelas próprias instituições de ensino, base de dados de bibliotecas, sites de cursos online e documentos enviados por seus professores. Esteja atento às fontes de tudo!

7 – Gire para uma leitura mais confortável

Os smartphones são os dispositivos mais usados para estudar com PDF, e eles mostram os materiais na posição vertical. Os laptops, por outro lado, existem horizontalmente, o que significa que um PDF aberto no primeiro provavelmente não terá a leitura muito confortável quando acessado no segundo.

Uma forma prática de evitar esse problema é girando o PDF, a fim de que ele se adeque à tela que usa para estudar. Alguns leitores da extensão são capazes de realizar a tarefa automaticamente, enquanto outros pedem a utilização de editores. Em todos os casos, seu acesso aos materiais digitais é facilitado.

E tudo isso sem mencionar a possibilidade de unir materiais digitais com livros físicos, agregando o que há de melhor nos dois espaços! O mais importante é manter a concentração e a disciplina na hora dos estudos, independentemente do tipo de ferramenta que utilize para apreender conhecimentos.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.