7 dicas para resolver questões de múltipla escolha em concursos
Tem dificuldade em fazer uma questão de múltipla escolha? Veja as dicas a seguir!
A maioria das provas objetivas, como as de concursos públicos, vestibulares, Enem, bancos, OAB, carreiras militares e residência médica, utiliza um formato de prova que consiste em questões de múltipla escolha. Apesar de comum, muitas pessoas ainda têm dificuldade com esse tipo de prova, pois ela pode incluir pegadinhas e confundir em vários assuntos.
Por isso, existem algumas estratégias que podem ajudar a compreender melhor esse modelo de prova. Continue lendo para saber tudo!
Veja também: Quer mudar de emprego em 2024? Confira as melhores dicas
Como resolver questões de múltipla escolha?
1 – Pule as questões que dependem de muito texto ou cálculo
Entenda que na prova de múltipla escolha não é necessário resolver as questões na ordem em que aparecem. Às vezes, as perguntas mais difíceis estão no começo e as mais fáceis no final. Se encontrar uma pergunta longa ou que demande muito tempo, é melhor pular e resolver as mais simples primeiro. O mesmo vale para as questões sobre temas que você não lembra bem. Comece com as que você tem certeza de saber, assim você já garante alguns acertos.
Depois, você pode voltar para as questões mais complicadas sem se preocupar em perder muito tempo e energia. Se ficar preso em uma questão difícil no começo, pode acabar perdendo tempo e se estressando, afetando seu desempenho nas outras.
2 – Atenção com as palavras “exceto” ou “errada”
Algumas palavras podem mudar completamente o sentido da frase ou confundir os candidatos menos atentos.
Portanto, é comum encontrar questões que pedem para assinalar a alternativa incorreta, errada ou falsa e deixar essas perguntas para resolver mais tarde. O problema é que, ao retornar a elas, podemos esquecer, na pressa, que deveríamos marcar a resposta errada e acabar escolhendo uma correta.
Por isso, é importante ter cuidado extra com questões de múltipla escolha que usem esses termos.
Para evitar isso, destaque ou circule essas palavras para prestar atenção nelas e assim chegar à resposta correta.
3 – Não perca tempo com questões de múltipla escolha que você tem muitas dúvidas
Um erro comum de muitos candidatos é começar a resolver uma questão de múltipla escolha, ter dificuldades, se confundir e ainda insistir nela. Nesses casos, se você perceber que está tendo muita dificuldade e está “travado”, desista. Passe para a próxima questão.
Também não insista em resolver uma questão que você não está conseguindo só porque se sente “expert” no assunto ou é muito dedicado à disciplina.
Seja humilde, aceite os obstáculos e siga em frente para as próximas questões. Não é porque você estudou muito um assunto que você precisa acertar todas as questões sobre ele.
Contudo, é importante ressaltar que, mesmo indo para a próxima questão, seu cérebro continua trabalhando em segundo plano na questão que você teve dúvida. Assim, a resposta certa pode vir mais tarde!
Veja também: Estas são as 15 maneiras comprovadas de conseguir emprego em até 60 dias; saiba mais
4 – Contorne os “brancos”
Em geral, os brancos ocorrem quando estamos muito estressados durante a prova. Se isso acontecer, não se desespere se encontrar uma questão de múltipla escolha sobre um tema que estudou, mas não consegue responder. Pule e deixe seu cérebro trabalhar no fundo, talvez você chegue à resposta mais tarde. Se não lembrar, não se preocupe. Apenas não gaste todo o seu tempo com uma questão perdida devido ao branco.
5 – Faça um pequeno mapa mental do assunto
Se estiver com dificuldade em uma questão, faça um mapa mental com os pontos-chave que estudou sobre o tema. Reflita sobre as possíveis respostas com base no material de estudo. Fazer perguntas sobre o assunto também ajuda a encontrar a resposta.
6 – Cuidado com o mínimo por disciplina
Ao fazer uma prova com requisitos mínimos por disciplina nas questões de múltipla escolha, não resolva toda a prova de uma vez. Dedique-se a garantir pelo menos o mínimo em cada disciplina antes de buscar melhorias na pontuação. Por exemplo, se cada disciplina exige 40% de acertos e há 20 questões por disciplina, assegure-se de acertar pelo menos 8 questões em cada uma antes de avançar. Após garantir os mínimos, você pode voltar para melhorar sua pontuação em cada disciplina.
7 – “Passeie” pela prova
Por fim, mais uma dica importante: adote a estratégia de “passear pela prova”. Resolva as questões de múltipla escolha mais fáceis primeiro, deixando as mais complexas pela metade e eliminando alternativas incorretas.
Veja também: Vai fazer Enem esse ano? Veja os assuntos que mais caem na prova!