Vantagens de padronizar sua empresa pelas normas do ISO 9000
Quem tem um negócio busca, ou deveria buscar, qualidade nos processos que envolvem o produto final desse serviço, bem como sua qualidade na recepção pelo público-alvo consumidor dele.
Confuso? Vamos pensar em um exemplo pratico:
A história de um sapateiro.
Imagine um sapateiro. Para ele produzir seu produto de forma igual, ele precisa seguir uma série de normas e procedimentos. Visando o crescimento de sua produção, esse sapateiro escreve um “guia de confecção” de seu produto, e contrata um ajudante que, lendo e decorando o guia, consegue fazer o mesmo que o patrão. A produção dobra.
Em pouco tempo, os clientes do sapateiro relatam problemas com o produto, e dão sugestões para novos produtos. Então, esse sapateiro vai alterando as normas de seu “guia de confecção”, e estabelece uma política-padrão de relacionamento com o consumidor.
Esse produtor consegue melhorar a qualidade do serviço prestado. Os clientes aprovam, e ele contrata mais um funcionário, para dar conta da demanda. Logo, seus produtos tornam-se adequados, não só no país onde ele vive, mas em outros países vizinhos.
Essa “fábula” empresarial ilustra a importância do ISO 9000 em uma empresa.
Padrões internacionais
O ISO 9000 são normas de gestão de qualidade de produção, desenvolvimento, comércio e atendimento ao público, que uma empresa – seja ela pública ou privada – deve adotar, para atingir um nível de excelência internacional.
São o “Guia de confecção” da nossa fábula – mas em uma escala global, e aplicável a setores variados.
Elas foram desenvolvidas por uma organização no Reino Unido (atualmente sediada em Genebra, Suíça), a partir dos anos 40, mas só foram oficializadas em 1987. Vários países adotaram resoluções do ISO 9000, em suas próprias Associações de Normas Técnicas. No Brasil temos o caso da ABNT (leia mais aqui).
De lá para cá, várias mudanças foram sendo acrescentadas. A ideia principal, entretanto, continua a mesma: A estandardização de padrões normativos. “Estandardização”, porque as resoluções do ISO 9000 almejam normas de valor e equivalência internacionais.
No caso de nossa fábula corporativa, poder-se-ia dizer que o sapateiro, seguindo as normas do ISO 9000, organiza as etapas de produção e de atendimento ao cliente, na sua empresa, de modo similar a sapateiros de outros países.
Vantagens de ser uma empresa certificada
Adotar o ISO 9000 é trabalhoso em alguns sentidos, claro. Mas apresenta certas vantagens.
A mais simbólica delas, é se adequar a um padrão de gestão de qualidade reconhecido internacionalmente. Ou seja, sua empresa deixa de ter uma cara “local”, e passa a ter um status de “Global”.
Em termos financeiros, ser uma empresa certificada pelo ISO 9000 pressupõe um controle de qualidade, seja na matéria-prima, seja na produção. Objetivamente falando, a certificação ISO 9000 permite um abate nos custos.
Uma empresa certificada dispensa serviços complementares, como uma auditoria de controle externa ou controle de qualidade de design, por exemplo. Essa diminuição de gastos, por sua vez reduz o preço final de certo produto/serviço ofertado.
Ou seja, certificar vale a pena!