8 curiosidades da língua portuguesa que vão te chocar
Descubra os segredos e as curiosidades da língua portuguesa! Mergulhe em um universo de fatos intrigantes e histórias fascinantes sobre o idioma que nos une.
Tenha você percebido ou não, a língua portuguesa é uma fonte rica de curiosidades que revelam a sua complexidade e diversidade. Desde as suas origens latinas até a sua evolução através dos séculos, o português absorveu influências de diversas culturas e línguas, resultando em uma ampla gama de peculiaridades.
Uma das curiosidades mais fascinantes diz respeito à variedade de sotaques e dialetos encontrados em diferentes regiões do mundo lusófono, cada um com suas próprias nuances e expressões idiomáticas. Mas há muito mais do que se falar! Veja abaixo 12 exemplos de curiosidades da língua portuguesa que você provavelmente nem sabia.
Veja mais: Dengue no vestibular 2024: repertórios para usar na prova
Curiosidades na língua portuguesa
Mais de uma grafia aceita para algumas palavras
Em português, nós encontramos diversas palavras que podem ser escritas de duas maneiras diferentes. Sim, ambas são consideradas corretas, então nem vale ter medo de usar nem corrigir o coleguinha. Você pode escolher o que e quando usar. Esse fenômeno é conhecido como dupla grafia. Veja alguns exemplos:
- Loira ou loura;
- Assoviar ou assobiar;
- Bravo ou brabo;
- Diabete ou diabetes;
- Relampear ou relampejar;
- Catorze ou quatorze;
- Enfarte ou infarto.
Palavras têm outros significados em diferentes regiões do Brasil
O Brasil, com a sua rica diversidade cultural, apresenta também uma variedade de expressões e significados em diferentes regiões. Veja alguns exemplos e, se gostar, comece a usá-los por aí.
- Amarrado: um sujeito mão-de-vaca no Nordeste;
- Emocionado: alguém que se empolga fácil com coisas e pessoas;
- Macho: termo usado especialmente no Ceará para se referir a homem ou à mulher;
- Moscou: poderia ser o país, mas é um verbo usado para quem “dá bobeira” e é pego em flagrante;
- Cacetinho: um pão francês fresquinho nas padarias do Rio Grande do Sul;
- Trem: para os mineiros? Pode ser quase literalmente qualquer coisa, então fique atento.
Não é o país do romantismo
Poucos sabem, mas o maracujá é considerado a fruta da paixão em alguns lugares mundão afora. Em inglês, por exemplo, ele é conhecido como passion fruit. Em francês, é fruits de la passion. Já entendeu? Ambos fazem referência à paixão. Por aqui, alguém estava de mau humor e decidiu simplesmente chamá-la de maracujá mesmo.
A maior palavra da língua portuguesa quase nunca é usada
Você sabia que nós temos uma palavra em nosso idioma que é composta por 46 letras? Sim, ela é tão grande que são poucas as pessoas que conseguem pronunciá-la de uma vez e sem errar. Tente aí: a palavra é “pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico”. Ela é a maior da língua portuguesa. Mas para que serve? Bem, ela define uma patologia na qual alguém inalou cinzas vulcânicas, que comprometeram ao menos parte do pulmão.
Uma palavra tem o seu plural no meio, não no final
Eu sei que isso vai causar estranheza, mas você deve ter ouvido e até falado essa palavra muitas vezes. Ela é bem comum! Se nada te vem à mente, tenha em mente que o português é uma caixinha de surpresas. A palavra da qual estamos falando aqui é “quaisquer”, que é o plural de qualquer. Já tinha parado para notar essa particularidade?
Há um continente que mais fala a língua portuguesa
O continente que mais fala português é a América, com mais de 212 milhões de falantes, concentrados principalmente no Brasil. O Brasil, por si só, tem mais de 214 milhões de falantes. Os outros falantes estão espalhados na Europa e até mesmo na África.
Só nós temos LIBRAS
É isso mesmo. Cada país tenha a sua língua de sinais ou gestuais. Aqui no Brasil, usamos a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Agora, se você for em Portugal, apesar de eles também falarem português, irá encontrar a Língua Gestual Portuguesa (LGP).
O português tem muitos palíndromos
Já parou para notar que radar, Ana, ovo, arara e mirim, por exemplos, podem ser lidas da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda? Sim, você pode lê-las assim e não irá notar uma alteração de sentido. Estes são só alguns exemplos de palíndromos. Muito divertido, hein?