Como abrir um cabeleireiro especializado?

 

Um dos serviços mais requisitados, em termos de estática, é o de cabelereiro. Cabeleireiro, barbeiro, hair stylist… São muitos nomes, para uma só ideia: alguém que vai cuidar dos pelos faciais dos clientes.

Entretanto, a profissão vem sofrendo uma mudança considerável em sua natureza. A valorização de diferentes tipos de cabelos traz, consigo, a exigência de um tratamento diferenciado.

Cabelos cacheados e crespos, antes, eram vistos negativamente. Entretanto, discussões acerca do racismo mudaram essa perspectiva. Grupos de ativismo negro e feminista politizaram a questão do cabelo. Algo necessário, e muito positivo, diga-se de passagem.

 

Problematizando os fios, em nome da liberdade de ser você mesma

Com essas ações, mulheres de cabelos cacheadas, negras ou não, começaram a buscar formas e tratamentos para deixarem os fios sem química, como um ato político de autovalorização e reverência à ancestralidade.

Ao mesmo tempo, o cabelo alisado perdeu seu estigma de ser uma adequação a padrões europeus. É possível ser uma pessoa empoderada, com os cabelos alisados, desde que esse alisamento seja por vontade própria, e sem motivação de apagamento da própria identidade.

Você pode Gostar Também:

Como administrar um motel?

Ou seja, é cada vez mais forte o discurso em prol da liberdade individual: de forma breve, tenha o seu cabelo da forma como você quiser, e entenda que ele não precisa se adequar a nenhum formato, se você não se sentir representada por ele.

Logo, cabelereiras precisam se aprofundar no mercado de estética capilar, buscando produtos dos mais variados tipos, e dos mais variados perfis de cabelo.

 

Perfis de cabelos, e a necessidade da especialização

Porque sim, os cabelos mudam. Logo, cabelereiros precisam conhecer esses diferentes perfis. Ou se especializar em um tipo. Por exemplo, você sabe o que é um fio 4B?  A diferença entre um fio oleoso e um fio seco?

Diante dessas especificidades, o profissional precisa conhecer diferentes produtos, diferentes técnicas, e materiais. E o mercado está fervendo de novidades.

Há loções, xampus, cremes e óleos dos mais diferentes tipos e usos. O mercado de produtos capilares veganos também apresentou um crescimento significativo na última década.

Aparelhos como secadores, difusores e demais tecnologias também injetaram um gás novo no setor.

Assim, atualização e especialização são as palavras de ordem para quem quer ser um “profissional de estética capilar” conhecido.

Além disso, o nicho de barbearia também mudou.

 

Mais do que uma barbearia

Isso porque, homens também têm buscado serviços especializados. O conceito pode de trás das demandas desse público-alvo não é mais de “cortar o cabelo” ou “fazer a barba”, mas sim buscar por um tratamento especializado.

Inclusive, os tratamentos estéticos que homens fazem nos cabelos e barba, esses mudaram. Antes os serviços oferecidos em barbearias eram simples: cortar e lavar.

hoje, há corte, tingimento, hidratação, entre (muitos) outros.

Em relação aos serviços, especificamente, vale notar que a indústria cosmética de produtos masculinos também cresceu bastante. Loções para barba, cremes para redução de queda, xampus específicos e condicionadores faciais dominam as prateleiras de produtos.

Assim, para crescer profissionalmente, o cabelereiro precisa estudar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.