ALERTA: A salmonella pode ser mortal! Veja como se proteger
Durante o período festivo de fim de ano, é comum a ocorrência de contaminações por salmonella, uma bactéria que pode ser fatal. Neste artigo, vamos discutir como você pode se proteger e evitar a contaminação.
O que é Salmonella?
Salmonella é uma bactéria que causa uma infecção conhecida como salmonelose. Esta não é uma infecção viral, mas bacteriana, geralmente associada a alimentos contaminados ou ingestão de água impura.
Como a Salmonella é transmitida?
A Salmonella é geralmente transmitida de pessoa para pessoa, de alimentos para pessoas, ou diretamente de animais para pessoas. Também é possível transmitir salmonelose de uma pessoa para outra.
Quais são os sintomas da Salmonella?
Os sintomas da salmonelose são semelhantes aos de uma doença estomacal comum e incluem diarreia, febre e cólicas abdominais, durando de quatro a sete dias.
Quais alimentos são mais propensos a estar contaminados?
A salmonela é frequentemente encontrada em legumes e frutas, que são cultivados ao ar livre e podem entrar em contato com solo, esterco e água contaminados. Carnes, ovos e produtos lácteos mal cozidos também podem conter a bactéria.
Como é a transmissão da Salmonella entre as pessoas?
Na maioria das vezes, a salmonela é transmitida de pessoa para pessoa, de alimento para alimento, ou diretamente de animal para pessoa. É possível transmitir infecções de salmonela de pessoa para pessoa.
Cuidados a serem tomados após a infecção
Mesmo após o término dos sintomas, as pessoas infectadas precisam ser cautelosas. A infecção por salmonela pode durar várias semanas ou até mesmo alguns meses.
Quem são os mais vulneráveis à infecção?
Os mais vulneráveis à infecção aguda são pessoas com menos de cinco anos ou com mais de 65 anos.
A Salmonella e os animais de estimação
Répteis, aves vivas, bem como cães e gatos, podem ser portadores da salmonela. Esses animais podem não apresentar sinais de alerta, mas podem transmitir a bactéria aos humanos através de contaminação fecal ou oral.
Como prevenir a contaminação por Salmonella?
A melhor maneira de evitar a propagação da salmonela é lavar as mãos e garantir que os alimentos sejam adequadamente cozidos, e que frutas e vegetais sejam muito bem lavados.
Cuidados na cozinha para evitar a Salmonella
Evitar a contaminação cruzada dos utensílios na cozinha, especialmente se você tiver cortado frango cru. Recomenda-se lavar os utensílios ou usar uma faca diferente.
Segurança da cadeia de suprimentos de alimentos Surto de Salmonela
Acredita-se que a cadeia de suprimentos de alimentos é bastante segura. Há muitas regras e regulamentações sobre o que é vendido para as pessoas comerem e muitos testes acontecem na fonte.
Embora a salmonella possa ser fatal, é possível se proteger através de medidas de higiene simples e cuidados ao manusear alimentos e animais de estimação. Lembre-se, a prevenção é sempre a melhor cura.
Surto de Salmonella
Um recente surto de Salmonela nos Estados Unidos tem gerado grande preocupação entre autoridades de saúde e população em geral. Segundo informações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), foram registradas duas mortes e cerca de 99 casos de doenças associadas à bactéria.
A Origem do Surto
O surto, conforme explicado pela agência do governo americano, está vinculado aos melões do tipo Caribe, também conhecidos como melões cantaloupe tipo Harper. As duas mortes ocorreram em Minnesota, mas ao todo, 32 estados tiveram casos registrados de pessoas com Salmonela. A maioria deles ocorreu em Arizona, Missouri, Ohio e Wisconsin, além de Minnesota.
A Expansão do Surto
Dos 99 casos relatados, 45 pacientes precisaram ser hospitalizados. Entretanto, o CDC alerta que o número real de pessoas doentes pode ser muito superior ao número relatado, e o surto pode não estar limitado aos estados com doenças conhecidas. Isso porque muitas pessoas se recuperam sem cuidados médicos e não são testadas para Salmonela. Além disso, doenças recentes podem ainda não ser relatadas, pois normalmente demora de três a quatro semanas para determinar se uma pessoa doente faz parte de um surto.
Medidas Adotadas
Vários melões (inteiros e já cortados) foram recolhidos dos mercados pelo país. A agência pede que as empresas responsáveis não vendam ou sirvam essas frutas e nem produtos feitos com elas. Além disso, é solicitado que elas lavem e higienizem itens e superfícies que estiveram em contato com os melões recolhidos.
Sintomas da Salmonela
De acordo com o CDC, a maioria das pessoas infectadas com Salmonela apresenta diarreia, febre e cólicas estomacais – sintomas que geralmente começam de 6 horas a 6 dias após a ingestão da bactéria. A maioria das pessoas se recupera, sem a necessidade de um tratamento, após 4 a 7 dias.
Ameaça à Saúde Pública
Algumas pessoas – especialmente crianças com menos de 5 anos, adultos com 65 anos ou mais e pessoas com sistema imunológico enfraquecido – podem sofrer doenças mais graves que precisam de tratamento médico ou hospitalização. Desta forma, o surto de Salmonela representa um sério risco à saúde pública.