Unesp divulga segunda chamada do Vestibular via ENEM

Veja como acessar o resultado

Universidade Estadual Paulista (Unesp) é uma instituição de nível superior pública que foi fundada no ano de 1976 e que possui diversas unidades no estado de São Paulo.

A Unesp oferece diferentes oportunidades e cursos de excelência para os seus alunos e, dessa maneira, não é de se surpreender que a instituição atraia novos estudantes todos os anos por meio de seus processos seletivos.

Os estudantes que participaram do Vestibular 2024 via ENEM devem ficar atentos: a Unesp irá divulgar o resultado do processo seletivo nesta quarta-feira, dia 06 de março.

Dessa maneira, para que você consiga acessar o resultado e entender quais deverão ser os seus próximos passos no processo seletivo, separamos um resumo completo sobre o Vestibular 2024 da Unesp via ENEM. Vamos conferir!

Vestibular Unesp via ENEM: resultado foi publicado

Conforme indicado no calendário oficial do processo seletivo, a Unesp publicou a segunda chamada de aprovados do Vestibular via ENEM nesta segunda-feira, dia 11 de março.

Dessa maneira, todos os candidatos poderão consultar a lista com os nomes dos participantes aprovados em segunda chamada no site da Unesp ou no site da Fundação Vunesp, responsável pelo processo seletivo. Será necessário realizar login com os dados cadastrados no momento da inscrição para acessar o resultado.

Ficou com alguma dúvida sobre o resultado? Acesse o Manual do Candidato do Vestibular 2024 via ENEM da Unesp e confira mais informações sobre o processo seletivo.

Vestibular Unesp via ENEM: próximos passos

Todos os participantes aprovados na segunda chamada do Vestibular via ENEM da Unesp deverão realizar matrícula virtual a partir das das 16h desta segunda-feira, 11 de março. Os procedimentos deverão ser concluídos até às 18h do dia 12 de março.

Vestibular Unesp via ENEM: funcionamento do processo seletivo

O período de inscrições para o Vestibular 2024 via ENEM da Unesp foi encerrado no dia 05 de março e os estudantes interessados puderam se inscrever por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site da Fundação Vunesp.

Além disso, os estudantes interessados não precisaram pagar nenhum tipo de taxa de inscrição para participar do Vestibular Unesp via ENEM, uma vez que a inscrição era 100% gratuita.

Conforme indicado no Manual do Candidato, puderam participar do Vestibular Unesp via ENEM todos os estudantes que:

  • Fizeram a prova do ENEM nos anos de 2022 ou 2023 (dois últimos anos);
  • Possuem Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado da Conclusão da Educação de Jovens e Adultos;
  • Estão cursando o Ensino Médio ou equivalente;
  • Possuem diploma de curso de nível superior.

Também devemos destacar que o processo seletivo da Unesp não previa a aplicação de provas para os candidatos, uma vez que eles foram selecionados com base na nota obtida no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Vestibular Unesp via ENEM
Puderam participar da seleção todos os candidatos que fizeram a prova do ENEM. Imagem: Unesp/Reprodução

Por fim, conforme o edital do Vestibular 2024 via ENEM, foram atribuídos pesos para cada uma das cinco provas do ENEM de acordo com a área do curso de graduação escolhido pelo candidato. Veja os pesos a seguir:

  • Cursos da área de exatas: provas de Matemática, Linguagens e a redação tiveram peso 2. As outras provas (Ciências Humanas e Ciências da Natureza) possuíram peso 1;
  • Cursos da área de humanas: provas de Ciências Humanas, Linguagens e a redação tiveram peso 2, enquanto as demais provas (Ciências da Natureza e Matemática) possuíam peso 1.
  • Cursos da área de biológicas: provas de Ciências da Natureza, Linguagens e a redação tiveram peso 2 e as demais provas (Matemática e Ciências Humanas) tiveram peso 1.

Vestibular Unesp via ENEM: vagas

Através do Vestibular 2024 via ENEM, a Unesp ofereceu 561 vagas para os seguintes cursos: Arquivologia; Biblioteconomia; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Física; Geografia; Letras; Matemática; Meteorologia; Pedagogia; Química; Serviço Social; Turismo e as Engenharias Ambiental, Cartográfica e de Agrimensura, de Energia, de Pesca e Industrial Madeireira.

As vagas foram divididas entre o Sistema Universal (SU) e o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). De acordo com as informações divulgadas, 50% das vagas foram reservadas aos estudantes das escolas da rede pública de ensino e, dentro dessas vagas, 30% foram direcionadas aos estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.