O encaixe das figuras geométricas

Este é um teste que vai te deixar coçando a cabeça. No teste do encaixe das figuras geométricas, um pequeno detalhe faz com que elas não consigam se conectar da mesma forma. Mas como isso é possível? Se você está disposto a descobrir esse enigma fique por aqui.

Conheça a seguir o desafio do encaixe das figuras geométricas. Tente explicar como uma simples mudança de posição faz com que elas percam a interligação entre si, que estava perfeita.

Vamos ao desafio do encaixe das figuras geométricas

Antes de tudo, vamos colocar duas imagens para você observar. Preste muita atenção em ambas para tentar entender o que está acontecendo:

encaixe das figuras geométricas

Imagem: Divulgação

No total temos quatro figuras geométricas que formam um grande triângulo. Elas são as mesmas na imagem de cima e na de baixo. Porém, no segundo caso sua posição está diferente. E é aí que as coisas ficam estranhas.

Como você pode perceber, há um buraco na segunda imagem. Mas como isso é possível se nem uma das figuras geométricas foi alterada? O seu desafio é justamente responder a essa questão.

Como resolver o teste do encaixe das figuras geométricas?

Se você tem algum conhecimento de geometria, com certeza vai ser mais fácil responder a essa questão. Mas se esse não for o caso, fique tranquilo, pois o bom e velho raciocínio dedutivo te ajudará a matar essa charada. E antes de dar a resposta, veja mais uma dica.

Sugerimos que você pegue um papel (de preferência quadriculado) e uma caneta e desenhe as duas figuras. Veja como a mudança de posição das formas geométricas que compõe o grande triângulo mudam de perspectiva em frente aos seus olhos.

E então, conseguiu descobrir o truque? Na verdade, trata-se de uma simples ilusão de ótica. Ao mudar os triângulos azul e vermelho de lugar, seus tamanhos e ângulos de inclinação não ficam os mesmos. Então, para que se encaixe na mesma forma que a figura de cima, há uma separação entre as duas figuras geométricas que estão abaixo.

O triângulo de cima apresenta mais profundidade no centro (concavidade) enquanto o de baixo tem mais profundidade nas bordas (convexo). Mas esse é um detalhe tão sutil que nos dá a ilusão de ótica que as duas figuras estão iguais. Exceto, claro, com uma parte faltando em uma.

Veja quem consegue acertar esse desafio

E então, conseguiu descobrir como o encaixe das figuras geométricas funciona? Se você tem noções de geometria e matemática, com certeza foi mais fácil. Agora se conseguiu observar a pequena diferença entre os dois usando sua lógica e dedução, ótimo também!

Seja como for, agora é hora de fazer esse teste com as pessoas que você conhece. Veja quem consegue se dar bem adivinhando como as duas figuras podem ter um espaço a mais apenas mudando seus componentes de lugar. Com certeza, muita gente ficará “encucada” com esse teste super instigante.

1 comentário
  1. Félix Diz

    Muito bom. Mas quem entende de geometria sabe que está faltando a explicação de que isso so acontece quando os catetos do triângulo retângulo tem como valores os números da sequência de fibonacci.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.