Como fazer um projeto de arquitetura verde?

 

Uma das principais tendências da arquitetura dos últimos anos é a da “arquitetura verde”. Essa tendência diz respeito a projetos de prédios e reformas visando a redução de danos ambientais, e uso de recursos naturais renováveis.

Dessa forma, projetos com essa preocupação trazem questões como o tipo de tijolo e pintura, espaços verdes integrados, e tecnologias para reuso da água.

Porém, um projeto de arquitetura verde envolve mais do que apenas a substituição de matérias primas. Ele precisa considerar o próprio formato da edificação, sua relação orgânica com o sistema urbano do entorno, além de movimentos meteorológicos da região.

Para entender melhor sobre essas questões, veja nosso artigo.

 

1.     Respeite o ambiente físico externo

Casas e prédios são construção artificiais, em meio a um ambiente natural. Ou seja, são edificações que vão entrar em choque com os fluxos naturais do mundo.

Você pode Gostar Também:

Em casos irregulares, como os prédios de Santos ou as ocupações de morros, vemos que a resposta natural será nociva às pessoas.

Logo, uma arquitetura verde precisa ser pensada de maneira a respeitar os ciclos naturais, minimizando situações adversas esperadas, a fim de que a edificação esteja em harmonia com o meio.

 

2.     Planeje a planta de acordo com o ambiente

Antes de criar a planta da edificação, pense em como utilizar os recursos naturais – como ventos e direção do sol, a fim de garantir uma boa temperatura e iluminação do local.

Além disso, em terrenos com declives, você pode utilizar as diferenças de altitude, para criar jardins e passagens, e de garantir um fluxo hídrico seguro.

 

3.     Aproveite as correntes de vento

Correntes de vento podem auxiliar o resfriamento da casa, assim, minimizando a necessidade de se instalarem ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado. Para isso, você precisará de avaliações de metodologistas.

Porém, para que esse vento seja “usado” da forma correta, não basta saber sua direção. É preciso pensar em materiais termicamente adequados, para as paredes e janelas.

 

4.     Use a energia e luz solar a seu favor

Para criar edificações bem iluminadas, e menos dependentes de rede elétrica, estude a posição do sol no local do projeto.

Sabendo as direções e movimentos solares da região, você consegue criar projetos que maximizam a obtenção de energia elétrica, por células solares.

Além disso, considerando os movimentos do sol, é possível instalar janelas, aberturas, claraboias e até espelhos, a fim de usar a luz natural, e minimizar o uso de lâmpadas.

 

5.     Aposte em jardins e canteiros

Mais do que enfeitar um ambiente, jardins e canteiros ajudam a diminuir o excesso de água na sala. São os chamados Jardins de Chuva.

Incorporando esse tipo de ambiente no seu projeto, você minimiza o excesso de água absorvida pelo concreto (garantindo maior durabilidade das infraestruturas) e diminui o excesso de água nas áreas descobertas (evitando até enchentes e corredeiras).

Além disso, plantas (principalmente árvores e arbustos) ajudam a diminuir a temperatura de edificações em pedra, uma vez que elas soltam oxigênio, fazem sombras e transpiram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.