Os piores distúrbios do sono

 Os piores distúrbios do sono

 

Quando dormimos deveríamos relaxar e descansar, certo? Mas esse sistema não funciona para todas as pessoas. Há casos em que dormir acaba sendo uma experiência aterrorizante. Confira essa lista de alguns dos piores distúrbios do sono e que são verdadeiramente assustadores.

Pesadelos

 

Quem nunca teve um pesadelo?

Sonhar com monstros, com a morte de alguém, ou estar vivenciando uma situação constrangedora… todo mundo já teve ou vai ter um pesadelo. Isso é super normal; o problema é quando esses pesadelos se tornam tão frequentes a ponto de impedir as pessoas de dormirem.

Sonambulismo

 

Esse distúrbio é mais comum em crianças. Mas cerca de 15% dos adultos sofrem desse mal.

Você pode Gostar Também:

Sucos Funcionais: Um Meio Gostoso de Fazer Dieta

Dieta do Glúten

Não se sabe ao certo por que tem muita gente que sai andando quando está dormindo, mas uma das causas prováveis pode ser a genética. Pessoas com casos de sonambulismo na família tem até dez vezes mais chances de contrair esse distúrbio.

Terror noturno

 

É uma mistura do sonambulismo com o pesadelo.   A pessoa abre os olhos, apesar de não estar acordada, começa a gritar e, muitas vezes, pode até destruir objetos. Ela fica nesse estado alucinado por uns dez ou quinze minutos e depois volta a dormir como se nada tivesse acontecido.

Alucinações

 

Essas alucinações geralmente vêm acompanhadas de muito sono e cansaço musculares. As pessoas que sofrem desse mal dizem verem vultos e ouvirem vozes.

Existem dois tipos de alucinações. As alucinações hipnogógicas, que ocorrem na transição entre a consciência plena e o sonho e as alucinações hipnopopônicas que acontecem quando estamos acordando.

Distúrbio do sono REM

 

As pessoas que sofrem desse mal acabam não ficando paradas e se mexem de acordo com o sonho. A diferença desse distúrbio para o sonambulismo, é que o indivíduo faz as coisas deitado.

 Sexomnia

 

É muito comum sonhar com cenas eróticas, mas as vezes as pessoas que sofrem desse distúrbio podem até manter relações com o parceiro, estando dormindo.

Alguns sujeitos conseguiram até se livrar de acusações de estupro usando esse distúrbio como desculpa – afinal, eles estavam “dormindo durante o ataque e não sabiam o que estavam fazendo”. 

A sexomnia pode variar de “levemente irritante” (quando o doente acaba gemendo de forma sexual durante o sono) a “perigosa” (quando o doente pode atacar outras pessoas em busca de sexo).

Síndrome da cabeça explosiva

 

A pessoa que sofre desse distúrbio, simplesmente acorda pensando ter ouvido um som alto, como uma explosão ou o badalar de um sino. Para a pessoa que “escuta” o barulho, a explosão parece vir de dentro da própria cabeça dela. Não há dor e nenhum perigo, mas ainda não se sabe a causa dessa síndrome.

Insônia

 

Talvez o mais famoso distúrbio relacionado ao sono. A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite. 

Pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.