“A ver” ou “haver”? Veja qual está correto!

Tire as suas dúvidas!

A língua portuguesa está repleta de detalhes que provocam dúvidas entres os estudantes, principalmente entre aqueles que pretendem prestar algum concurso ou vestibular.

Dentre os termos que provocam confusões, podemos mencionar as expressões “a ver” e “haver”. Apesar de as duas palavras serem muito semelhantes, cada um delas possui um significado. Assim, é importante que você fique atento e entenda quando cada expressão deve ser usada.

Mas, fique tranquilo. Para que você consiga turbinar os seus estudos de português, confira a seguir um resumo completo sobre os termos “a ver” e “haver”.

“A ver” ou “haver”: qual expressão você deve usar?

Como mencionamos, as palavras “a ver” e “haver” geram muitas dúvidas entre os estudantes.

A primeira coisa que você deve saber é que as duas palavras existem na língua portuguesa, mas elas possuem significações diferentes e podem assumir várias funções em determinados contextos.

Quando usar “a ver”?

A expressão “a ver” pode ser usada para indicar uma relação entre dois ou mais elementos. Assim, essa palavra pode ser empregada quando queremos mostrar que existe uma ligação entre duas coisas ou ideias.

Veja dois exemplos que incluem a expressão “a ver”:

  • Essa pauta tem muito a ver com o problema que discutimos na reunião de ontem.
  • A reação de Francisco não tem nada a ver com o que foi relatado.

Nos exemplos apresentados, “a ver” indica uma relação direta entre os elementos mencionados, mostrando que há uma conexão entre eles (no primeiro caso) e que não há uma conexão (no segundo exemplo).

Dicas de português
Memorize as regras para usar as expressões da maneira correta. Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels


Vale ressaltar também que a expressão “a ver” pode ser usada em outros contextos. Podemos empregar “a ver” quando queremos investigar se existe algum tipo de relação entre duas coisas.

A seguir, confira dois exemplos que incluem a expressão “a ver”:

  • O que Maria disse tem a ver com a decisão que Carlos tomou?
  • Essa regra tem algo a ver com o novo orçamento?

Nos exemplos apresentados, “a ver” está sendo usado para demonstrar a existência  da possibilidade de uma relação entre as ideias mencionadas.

Quando usar “haver”?

“Haver” é um verbo que pode assumir diferentes funções na língua portuguesa. Ele pode ser usado como verbo principal e também como auxiliar em tempos compostos.

Podemos usar “haver” como verbo principal quando queremos expressar o sentido de “existir” ou “acontecer”. Confira dois exemplos a seguir:

  • Há muitos anos, visitamos aquele museu.
  • Houve um tempo em que as cartas eram a principal forma de comunicação.

Nos exemplos apresentados, “haver” está sendo usado para mostrar a existência de algo ou a ocorrência de um evento em um momento específico.

Vale destacar que, em alguns casos, “haver” pode ser substituído por “existir” sem perda de significado.

Além disso, “haver” também pode ser usado como verbo auxiliar em tempos compostos. Isso ocorre principalmente quando temos a formação de tempos verbais como o pretérito perfeito composto.

Veja dois exemplos:

  • Tenho havido muitos problemas na sala de aula.
  • Tinha havido algumas discussões antes da decisão tomada pelo diretor.

Nos exemplos que apresentamos, “haver” está funcionando como auxiliar. Dessa maneira, ele contribui para a formação de um tempo verbal composto.

Erros frequentes

Devido à semelhança entre “a ver” e “haver”, muitos estudantes acabam confundindo essas expressões. A seguir, veja um dos erros mais comuns:

  • Incorreto: Carlos não tem haver com o problema.
  • Correto: Carlos não tem a ver com o problema

Nos exemplos que apresentamos, somente a segunda frase está correta, uma vez que a expressão “a ver” está sendo usada para indicar falta de relação entre Carlos e o problema. Dessa forma, o uso do verbo “haver” é incorreto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.