Saiba como consultar seu dinheiro esquecido no Valores a Receber
Os bancos têm 12 dias úteis para devolver dinheiro esquecido.
Sabia que você pode ter um dinheiro que nem lembrava que existia esquecido em algum banco por aí? O Banco Central (BC) recentemente divulgou que aproximadamente R$ 7,3 bilhões ainda aguardam seus donos no Sistema Valores a Receber (SVR). Assim, esses valores, frequentemente esquecidos em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras, podem ser recuperados de maneira fácil e segura. O processo para isso está disponível desde 7 de março deste ano, mas muitas pessoas ainda não verificaram ou solicitaram o resgate do dinheiro. A seguir, saiba como consultar e resgatar seu dinheiro esquecido!
Como consultar e resgatar o dinheiro esquecido?
Para verificar se você tem dinheiro esquecido, é possível acessar o site do Sistema de Valores a Receber (SVR). O processo de consulta é ágil e descomplicado, bastando fornecer o número do seu CPF ou CNPJ, no caso de pessoas jurídicas ou falecidas.
Assim, quando encontrar algum valor pendente, fica mais fácil sacar usando uma chave Pix para transferir o dinheiro. Além disso, vale ressaltar que isso vale tanto para pessoas físicas quanto para empresas.
No entanto, é crucial observar que, ao acessar valores de pessoa física, a conta gov.br precisa ser de nível prata ou ouro. Já no caso de pessoa jurídica, é necessário que o CNPJ esteja vinculado à conta para efetuar a transação.
Veja também: Veja 5 profissões para ganhar mais dinheiro atualmente
Confira o passo a passo para resgatar os valores a receber
Confira os passos para resgatar seu dinheiro esquecido:
- Primeiramente, acesse o site do SVR.
- Forneça o CPF e a data de nascimento.
- Vá em “Consultar” para verificar se há valores a receber.
- Se houver valores, clique em “Acessar o SVR”.
- Faça login usando sua conta gov.br.
- Leia e concorde com o Termo de Ciência.
- O sistema exibirá o valor a receber, informações de contato da instituição responsável e a origem do valor.
- Se disponível, escolha a opção “Solicitar por aqui”.
- Selecione uma chave Pix e coloque seus dados pessoais.
- Lembre-se de que, nessa modalidade, o valor será devolvido em até 12 dias úteis.
- Por fim, anote o número de protocolo para futuros contatos com a instituição.
No entanto, caso a alternativa de chave Pix não esteja disponível no sistema, é imprescindível estabelecer contato direto com o banco através de telefone ou e-mail para efetuar o reembolso. Nesse contexto, o período de 12 dias úteis perde sua validade. Posteriormente à solicitação, será possível visualizar e salvar o recibo de resgate em seu computador ou celular.
Veja também: Conheça 6 formas de GANHAR DINHEIRO com o TikTok!
Atenção com golpes envolvendo dinheiro esquecido
É muito importante ficar atento para evitar fraudes. Portanto, sempre verifique se está acessando o site oficial do Sistema Valores a Receber e desconfie de sites com URLs parecidos ou que peçam informações pessoais.
Lembre-se que o Banco Central não envia links nem entra em contato para tratar de valores a receber, e não solicita pagamento de tarifas para a devolução do dinheiro. Evite clicar em links suspeitos por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram, e nunca faça transferências para receber supostas quantias devidas.
Por fim, essa chance de recuperar dinheiro esquecido é única para muitos brasileiros conseguirem de volta recursos que nem sabiam que podiam pedir. Por isso, é muito importante aproveitar essa oportunidade e fazer a consulta o mais rápido possível. O processo é simples, rápido e pode trazer um grande alívio financeiro, especialmente em tempos de crises. Então, não perca tempo: verifique agora se você tem valores a receber e siga as instruções para recuperar o que é seu por direito.
Veja também: Usuários do Facebook e Instagram poderão ganhar DINHEIRO com ESTAS novas funções; confira