Dúvida de português: o certo é “houve” ou ‘houveram”?
Entenda de uma vez por todas!
A língua portuguesa é muito diversa, o que pode ser um desafio para os seus falantes. Quem, por exemplo, nunca ficou em dúvida se o correto é dizer “houve” ou “houveram”?
Saiba que essa é uma dúvida muito comum, pois as duas expressões são muito semelhantes. Mas, entender a diferença entre “houve” e “houveram” é fundamental para evitar erros em questões de português de provas variadas, como os concursos, os vestibulares e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Além disso, você também deve usar o verbo “haver” da maneira correta para escrever uma redação de qualidade nas principais provas do país
Dessa maneira, para que você tire todas as suas dúvidas, separamos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso de “houve” e “houveram”. Vamos conferir!
O verbo “haver”
Em primeiro lugar, devemos analisar o verbo “haver”.
Esse verbo pode ser conjugado em todos os tempos verbais. Mas, quando ele é usado no sentido de “existir” ou “acontecer”, “haver” deve permanecer impessoal. Assim, ele não pode ser flexionado no plural.
A seguir, confira a conjugação do verbo “haver” no pretérito perfeito, tempo em que ocorre a dúvida entre as palavras “houve” e “houveram”:
- Eu houve
- Tu houveste
- Ele/Ela houve
- Nós houvemos
- Vós houvestes
- Eles/Elas houveram
Mas, é importante dizer que, quando usado com sentido de “existir” ou quando indica tempo decorrido, o verbo “haver” é um verbo impessoal, sem sujeito.
Uma das principais razões para a confusão entre “houveram” e “houve” é o fato de que o verbo “haver”, quando usado no sentido de “existir” ou quando ele indica tempo decorrido, é impessoal. Dessa forma, ele não deve variar em número.
Podemos dizer que “houve” deve ser usado sempre que o verbo “haver” assumir sentido “existir” ou “acontecer”. Como ele é impessoal, não deve variar de acordo com o número, permanecendo sempre no singular. A seguir, confira alguns exemplos que incluem o uso correto de “houve”:
- Houve um evento muito legal ontem.
Nesse exemplo, podemos ver que o verbo “haver” foi usado no sentido de “acontecer”. Assim, ele deve permanecer no singular.
- Houve alguns imprevistos durante a festa anual da cidade.
Nesse exemplo, o verbo “haver” deve ser usado no singular, ainda que a palavra “imprevistos” esteja no plural, uma vez que ele está sendo usado com o sentido de “existir”.
Quando devo usar “houveram”?
A forma “houveram” deve ser usada somente quando o verbo “haver” estiver sendo usado como auxiliar em uma frase ou quando ele assumir o sentido de “realizar” ou “ter”. Veja um exemplo:
- Marcos e Tiago houveram de comparecer à reunião dos professores.
Nesse exemplo, “houveram” está sendo usada como uma forma composta do verbo “haver” e assume o sentido de “precisar”.
Erros comuns
Ainda está com alguma dúvida sobre o uso do verbo “haver”? Veja alguns erros frequentes:
Erro 1:
- Incorreto: Houveram muitas discussões durante a reunião dos professores.
- Correto: Houve muitas discussões durante a reunião dos professores.
Podemos perceber que o verbo “haver” está no singular, mesmo que “problemas” esteja no plural, uma vez que o verbo é impessoal e não precisa concordar com o sujeito. Dessa forma, o correto é usar “houve”.
Erro 2:
- Incorreto: Houveram acidentes na estrada hoje.
- Correto: Houve acidentes na estrada hoje.
Como podemos ver, mas o verbo “haver” está sendo usado no sentido de “acontecer” e, dessa maneira, deve permanecer no singular.
Lembre-se de que, nesse caso, a forma correta é sempre “houve”, independentemente do número de coisas ou eventos mencionados.
Por fim, vale destacar que a melhor forma de evitar a confusão entre as duas palavras é analisar o contexto em que cada expressão pode ser usada. Além disso, busque praticar também a escrita e a leitura para memorizar as regras que regulam os usos de “houve” e “houveram” com mais facilidade.