Filmes brasileiros para entender a Proclamação da República

Confira quatro filmes para entender esse feriado nacional

Nesta quarta-feira, dia 15 de novembro, comemora-se em nosso país a Proclamação da República. Datado em 1889, esse marco histórico é estudado em todas as escolas do Brasil, pois diz respeito à constituição do país enquanto uma República. 

Nesse sentido, entender esse acontecimento histórico, suas causas e consequências, além dos principais atores envolvidos e contexto, é fundamental para os brasileiros. Esse conhecimento é necessário principalmente para estudantes que estão se preparando para provas de vestibulares ou para exames nacionais. 

Pensando nisso, apresentamos abaixo um breve panorama sobre a Proclamação da República e dicas de filmes para estudar o tema de uma forma mais descontraída nesse feriado que comemora 134 anos desse fato histórico!

Resumo sobre a Proclamação da República

Ocorrido no Brasil em 15 de novembro de 1889, a Proclamação da República foi um evento histórico de revolta contra a monarquia. Na época uma grande parcela da população estava insatisfeita com o regime monárquico. 

Tanto civis quanto militares discordavam do sistema até então instaurado e questões econômicas também traziam descontentamento à população, especialmente entre elites emergentes com a sub-representação na política da monarquia.

Nesse sentido, nessa data que marca o feriado nacional, um grupo de militares liderado por  Marechal Deodoro da Fonseca, que veio a ser o primeiro presidente do Brasil, destituiu o então imperador Dom Pedro II tendo como objetivo a mudança do sistema político.

O evento consistiu basicamente em um golpe realizado por militares e uma parcela da sociedade civil, tendo ocorrido sem grandes confrontos diretos entre as forças republicanas e os defensores do regime monárquico. Quem proclamou a república foi José do Patrocínio.   

Após a proclamação, Dom Pedro II foi exilado, e o Brasil passou por uma transição para um governo provisório, seguido pela promulgação de uma nova constituição em 1891, que oficializou a República como forma de governo. Assim, o evento marcou o fim de mais de 67 anos de governo imperial no Brasil.

4 filmes para refletir sobre a Proclamação da República

Algumas obras nacionais cinematográficas revisitam a história do nosso país, com roteiros que se baseiam em importantes livros sobre o Brasil, desde a sua “descoberta” pelos portugueses. Desse modo, algumas dessas obras cinematográficas são  uma ótima opção de estudo e entretenimento.

Confira a seguir algumas obras para entender a monarquia no Brasil e como saímos desse regime para nos tornarmos uma República!

Proclamação da República. Cena da série "Brasil Império". Imagem: Reprodução
Cena da série “Brasil Império”. Imagem: Reprodução

Brasil Imperial (2020)

A série “Brasil Imperial” é a obra mais recente da nossa lista, tendo sido lançada em 2020. A produção de Antonio Ernesto Martins aborda o período da monarquia no Brasil e os seus principais acontecimentos. 

Desse modo, a série apresenta as batalhas, negociações e conspirações políticas que marcaram o período de permanência de D. João nas Américas e o primeiro império de D. Pedro I, sendo uma ótima opção para conhecer mais sobre a história do país. 

Caramuru: A invenção do Brasil (2001)

Inspirado no romance homônimo de Santa Rita Durão, “Caramuru: A invenção do Brasil” remonta o período da colonização portuguesa no Brasil. Nesse sentido, a obra retrata os conflitos entre portugueses e os povos indígenas no território brasileiro.

Estrelado por Selton Mello, Camila Pitanga e Deborah Secco, a produção dirigida por Guel Arraes mistura elementos da história do Brasil com elementos fictícios, apresentando com humor a experiência o choque cultural entre europeus e nativos e a construção da identidade brasileira.

Carlota Joaquina: Princesa do Brasil (1994)

Esse filme mais antigo, lançado há quase 30 anos, também aborda com um tom humorístico o período colonial, tendo como personagem principal a infanta espanhola Carlota Joaquina, que se tornou princesa do Brasil por seu casamento com Dom João VI, durante o período colonial.

Ao assistir esses três filmes, o estudante pode compreender um pouco mais sobre a história do Brasil de forma descontraída!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.