Afinal, o correto é “esperto” ou “experto”?

Tire todas as suas dúvidas e não erre mais!

Um dos erros de português mais cometidos pelos brasileiros é a confusão entre as expressões “esperto” e “experto”, uma vez que as duas palavras são muito semelhantes.

Tenha em mente, porém, que entender a diferença entre “esperto” e “experto” é muito importante para que você possa evitar erros em questões de português das principais provas do país, como os concursos, os vestibulares e o ENEM 2024.

Além disso, usar cada uma dessas expressões da maneira correta é muito importante também para que você seja capaz de escrever uma redação de qualidade e que esteja de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.

Dessa maneira, para que você possa turbinar os seus estudos, trouxemos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “esperto” e “experto”. Vamos conferir!

Quando devemos usar “esperto”?

O termo “esperto” pode ser usado para descrever alguém que é astuto ou sagaz. A seguir, veja alguns exemplos que incluem o uso dessa palavra:

  • “João é muito esperto e sempre encontra soluções criativas para os problemas da empresa.”

Nesse exemplo, a palavra “esperto” está sendo usada para destacar a habilidade de João de pensar de forma criativa.

  • Caroline foi esperta ao negociar um desconto antes de fechar a compra.

Aqui, o termo é utilizado para elogiar a sagacidade de alguém que usou sua inteligência prática para conseguir um benefício financeiro.

  • Os espertos tentam burlar as regras para obter vantagens.

Aqui, podemos ver outro uso da palavra “esperto”. Nesse caso, “esperto” está sendo usado em uma conotação negativa, sugerindo  que alguém está agindo de forma desonesta para obter uma vantagem de uma situação.

Dicas “esperto” e “experto
Entenda quando você deve usar as palavras “esperto” e “experto”. Imagem: Zen Chung/Pexels

Como podemos perceber por meio da análise desses exemplos, “esperto” é uma palavra que pode variar em sentido, uma vez que ela pode ser usada para elogiar uma capacidade intelectual e também para criticar comportamentos moralmente questionáveis.

Quando devemos usar “experto”?

“Experto”, por sua vez, é um termo que pode ser usado para descrever alguém que possui um profundo conhecimento ou habilidade em uma área específica: alguém “experto” é considerado um especialista em seu campo de atuação.

A seguir, veja alguns exemplos que incluem o uso de “experto”:

  • O Dr. Marcel é experto em cardiologia.

Aqui, “experto” está sendo usado usado para destacar o conhecimento do Dr. Marcel em cardiologia, demonstrando que ele é um especialista na área.

  • Eu acho que precisamos de um experto para analisar o problema da empresa.

Nesse exemplo, podemos perceber que “experto” é usado para indicar a necessidade de um especialista qualificado para realizar uma tarefa.

  • A opinião de um experto pode fazer toda a diferença no desenvolvimento do projeto de pesquisa.

Nesse contexto, “experto” indica a importância de contar com uma pessoa especializada para garantir a qualidade em um projeto de pesquisa.

Esses exemplos mostram que “experto” é utilizado para descrever indivíduos com qualificações e conhecimentos específicos que vão além do comum, destacando a especialização e a competência técnica.

“Esperto” e “experto: veja os erros comuns

Como mencionamos, a confusão entre “esperto” e “experto” é comum, uma vez que as duas palavras possuem o mesmo som, mas significados diferentes.

A seguir, veja alguns dos erros mais cometidos pelos brasileiros:

Erro 1:

  • Incorreto: Leonardo é um esperto em filosofia.
  • Correto: Leonardo é um experto em filosofia.

Na primeira frase, “esperto” está sendo usado de maneira equivocada, uma vez que o objetivo é indicar que Leonardo é um especialista em filosofia.

Erro 2:

  • Incorreto: Mariana foi experta ao encontrar uma solução rápida para o problema.
  • Correto: Mariana foi esperta ao encontrar uma solução rápida para o problema.

Nesse exemplo, o uso de “experto” está incorreto, uma vez que o objetivo é descrever uma pessoa que possui habilidade de raciocínio rápido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.